Lisboa recebe a primeira rede de scooters elétricas partilhadas

A principal ideia do projeto da empresa espanhola consiste em complementar o transporte público e também substituir o transporte privado. Existe também uma preocupação principal em beneficiar o meio ambiente, de modo a  promover uma mobilidade sustentável.

No total, a frota disponível em Lisboa é de 170 scooters elétricas, com a previsão de alcançar mais de 25 mil utilizadores. A empresa revelou que fez um investimento de 750 mil euros no lançamento, com as expectativas de poupar 70 toneladas de emissão de CO2 em 2017.

“Lançámos o eCooltra em Barcelona, em março de 2016, com uma frota de 250 scooters e atualmente já contamos com 360 scooters, só em Barcelona. Lisboa é atualmente uma das cidades mais vibrantes da Europa pelo que esta complementaridade na resposta aos transportes  públicos e partilhados encaixa totalmente com o nosso target. Temos, por isso, grandes expetativas com a escolha para lançar aqui a eCooltra: contamos já com a frota de 170 scooters previstas este ano e o objetivo será ampliá-la em 2018”, referiu Timo Buetefisch, CEO da Cooltra.

Através de um sistema free float, ou seja, levantar e deixar a scooter onde quiser, o utilizador torna-se proprietário por alguns minutos de uma das motocicletas elétricas eCooltra.

Após fazer download e registo na app oficial eCooltra Scootersharing, o utilizador pode geolocalizar as scooters mais perto de si e escolher a que quer reservar sempre com a mesma tarifa: 0,24 cêntimos por minuto. Uma vez feita a reserva, a eCooltra oferece 15 minutos para chegar até à scooter e possa iniciar a viagem ou então cancelar a reserva sem nenhum custo adicional.

Uma vez encontrada a scooter reservada, o utilizador desbloqueia o assento para levantar o capacete  e a mota liga-se através da app (arranque sem chave). Também para desligar basta apenas utilizar o smartphone. Uma vez terminado o serviço, o custo é debitado automaticamente no cartão de crédito utilizado no registo.

O projeto inclui soluções tecnológicas, desenvolvidas em parceira com o CEiiA, centro tecnológico português especializado em aeronáutica, automação e mobilidade, que equipa a parte tecnológica do veículo e se encarregou do desenvolvimento da app.

O evento de lançamento contou com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e o Vice Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro.

João Pardal

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

24 horas ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

7 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago