Lisboa recebe semana internacional de eHealth

O centro de reuniões da FIL, em Lisboa, vai receber no final do mês a eHealth Summer Week, uma semana internacional dedicada à saúde digital. O evento é promovido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS).

A semana eHealth vai decorrer de 28 de junho a 1 de julho e terá um programa com foco especial na telemonitorização, telemedicina e em projetos europeus como o Orphanet.

O objetivo principal deste evento, dizem os organizadores, será a promoção do debate com especialistas nacionais e internacionais sobre temas como a telemedicina, m-health, segurança dos dados de saúde, bem como a inovação e a literacia em saúde.

“A SPMS pretende com esta iniciativa envolver os cidadãos, os profissionais de saúde, tal como as entidades públicas e privadas na discussão internacional sobre o desenvolvimento, as vantagens, os desafios e o futuro dos vários serviços de eHealth”, acrescenta a entidade. 

O programa tem prevista uma sessão de abertura com o ministro da Saúde,  Adalberto Campos Fernandes, seguida de apresentação sobre infraestrutura, cloud e segurança Microsoft e Oracle. Entre as várias sessões, haverá ainda espaço para falar sobre a Carteira Eletrónica da Saúde (CeS), uma apresentação sobre os desafios de eHealth pela Fundação Goulbenkian, inovação em robótica para a saúde, eHealth e Ordens Profissionais e ainda o financiamento da telesaúde.