Lituânia converte sistema monetário com ajuda da Ábaco

A Ábaco Consultores, empresa especializada na implementação de soluções SAP em Portugal, foi selecionada para comandar o processo de conversão do sistema monetário nos Ministérios da Segurança Social e Alfândegas da Lituânia, depois do País Báltico, em meados deste ano, ter sido o 19º Estado a juntar-se à zona euro.

software

A solução baseada em tecnologia SAP, cuja implementação iniciou-se no passado dia três de novembro, não se destina somente a entidades públicas e pode ser aplicada a outras organizações privadas, procedendo, então, à conversão do sistema monetário LIT (litas lituano) para EUR (euro).

A empresa avançou que o projeto resulta de uma parceria local com a Innoforce e visa fornecer o suporte necessário para que os dois organismos públicos referidos efetuem transição para a nova unidade monetária.

A primeira fase do processo, que deverá estender-se até dia 31 de janeiro de 2015, centrar-se-á, segundo a Ábaco, “na conversão de registos de informação de fornecedores, conversão de pricing para a nova moeda, atualização da tabela de taxa de câmbio e, por fim, a alteração de formulários, interfaces e outros desenvolvimentos”.

O segundo e último estádio, que começará no primeiro dia de fevereiro e terminará em abril, consiste “no apoio ao fecho contabilístico e conversão do sistema LIT para EUR destas duas instituições públicas”.

A Ábaco Consultores afirmou que este projeto alinha-se com a estratégia de internacionalização da empresa, que tem vindo a apostar fortemente no mercado externo.