Categories: Segurança

Lizard Squad ataca site da Lenovo

O site da Lenovo foi atacado por um grupo de hackers conhecido como Lizard Squad e que colocou os visitantes a ouvir uma música de um filme para adolescentes. A rede interna da empresa, no entanto, não terá sido afetada pela falha de segurança.

A Lenovo tem enfrentado duras críticas, recentemente, relativamente à segurança dos seus produtos depois de ter sido encontrado um software que permitiria o fácil acesso de hackers aos computadores da marca. O problema foi, entretanto, resolvido pela Lenovo que lançou um novo software para remover o Superfish e aconselhou os utilizadores que ainda não haviam instalado o produto, a não o fazerem.

No entanto, ontem, surgiu uma nova falha de segurança na Lenovo mas, desta vez, protagonizada por um grupo de hackers. Os Lizard Squad autoproclamaram-se responsáveis pelos ataque ao site da marca de computadores, tendo publicado na sua conta do Twitter comentários que apontam para esse cenário.

O ataque foi primeiramente reportado pelo site The Verge que explica que a falha terá durado cerca de uma hora. Ao visitarem o site da Lenovo, os utilizadores eram redirecionados para outro site onde surgia um conjunto de imagens de jovens a olhar para webcams, tudo com a música “Breaking Free” do filme “High School Musical” como pano de fundo.

Apesar da maioria das funções do site estarem restabelecidas ao fim desse período, a Lenovo afirma, em comunicado, que demorou várias horas para repor por completo o site e que está a rever ativamente os protocolos de segurança dos seus sistemas para que este tipo de ataques não ocorram de novo.

A empresa garante ainda que a rede interna da Lenovo não terá sido afetada, não tido sido exposto, por isso, nenhum tipo de informações sobre os seus clientes. O ataque terá sido realizado através da invasão do domínio da empresa e não à própria empresa, ou seja, apenas o site deverá ter sofrido graças ao redirecionamento que os Lizard Squad orquestraram.

No entanto, publicações no Twitter apontam para que alguns e-mails de empregados da Lenovo tenham sido revelados.

Filipa Almeida

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 dia ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

2 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

5 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago