Lucios avança com fábrica aeronáutica de 7,2 milhões de euros em Évora

A Lucios já iniciou a construção de uma fábrica de componentes aeronáuticos em Évora para a empresa francesa Mecachrome, um projeto avaliado em 7,2 milhões de euros.

O investimento da Mecachrome Aeronáutica em Évora atinge os 30 milhões de euros e foi anunciado em agosto do ano passado, com a previsão de criação de 350 postos de trabalho. A adjudicação do contrato à empresa portuguesa aconteceu no final do ano passado e a construção está agora em curso.

A fábrica terá uma área bruta de 13.500 m2 e deverá estar concluída no início do quarto trimestre de 2016. Vai localizar-se no Parque Aeronáutico de Évora.

“Esta empreitada assenta na construção de um bloco administrativo com dois pisos, localizado a poente da grande nave industrial e de um bloco social, a nascente da fábrica, onde se localizarão as zonas de cozinha, refeitório e cafetaria, vestiários e balneários dos funcionários e ainda um centro de formação”, explica o administrador da Lucios, Luís Machado.

Além da construção, a empresa portuguesa também está a conceber o projeto e a escolher as soluções arquitectónicas mais apropriadas. Por exemplo, serão instalados sistemas ecológicos “com o objetivo primordial de apostar num desenvolvimento sustentável, recorrendo a fontes de energia renovável e outros recursos naturais”, diz o administrador.

A fábrica terá painéis solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica, visando consumos de correntes fracas e reabastecimento de baterias de carros elétricos, e também painéis solares térmicos, para produção de água quente. Será privilegiada a iluminação LED, que consome menos energia.

A Lucios, que além de Portugal tem escritórios em França, Brasil e Moçambique, tem reforçado o seu investimento em projetos industriais desta natureza. Assumiu recentemente empreitadas para empresas como a Unicef, Indasa e Generis.

Pelo lado da Mecachrome, é o segundo investimento deste tipo, visto que a empresa já tem a funcionar uma unidade de produção para a aeronáutica em Setúbal.