Categories: EmpresasNegócios

Lucro da Intel cai 13 por cento em 2013

A Intel, a maior fabricante mundial de semicondutores, encerrou o ano de 2013 com um lucro líquido de 9,6 mil milhões de dólares, resultado 13 por cento a baixo que os 11 mil milhões de dólares do ano anterior. O anúncio caiu como uma bomba no mercado de ações: os papéis da empresa desvalorizaram 3,61 por cento, no encerramento da Nasdaq.

A receita total da empresa, por sua vez, apresentou um ligeiro aumento de um por cento, totalizando 53,3 mil milhões de dólares, ante 52,7 mil milhões de dólares, na mesma base de comparação.

No último trimestre do ano, a fabricante registou uma forte retomada, com lucro líquido de 2,6 mil milhões de dólares, o que representou um crescimento de seis por cento em relação ao mesmo período de 2012, em que foram registados 2,5 mil milhões de dólares. Nem mesmo a melhora da margem bruta da empresa, que foi de 58 por cento para 64 por cento, foi suficiente para animar os investidores.

A divisão de computadores foi o que mais gerou receita para a empresa em 2013, (33 mil milhões de dólares), mas retraiu quatro por cento em relação a 2012. A divisão de data centers foi a única a obter crescimento real, de 7 por cento, faturando 11,2 mil milhões de dólares. Já o grupo de outras arquiteturas de chips fechou o ano com o montante de 4,1 mil milhões de dólares, o que representa uma queda de sete por cento na comparação com 2012.

“Tivemos um bom quarto trimestre, com sinais de estabilização do segmento de PCs e crescimento financeiro em relação ao ano passado”, afirmou numa nota Brian Krzanich, CEO da Intel.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago