Lumia 650 da Microsoft chega a Portugal a 4 de março por 249,90 euros

A morte dos smartphones da Microsoft tem sido anunciada várias vezes, mas a marca prossegue a sua estratégia de abordagem a vários níveis de preço e de gamas, tentando acertar no que o mercado procura. O próximo a chegar é o Lumia 650, que está a ser promovido como “a escolha inteligente para o seu negócio.”

Este modelo é atrativo sobretudo por ter um preço muito razoável com características interessantes, tais como o corpo em metal e a suite de produtividade que vem com o Windows 10. Chega a Portugal a 4 de março, na versão single SIM (há outra com dual SIM que por enquanto fica de fora) e com um preço recomendado de 249,90 euros. Estará disponível na NOS, Meo e Vodafone e oferece apenas duas cores, branco e preto.

“Estamos muito orgulhosos do Lumia 650 e acreditamos que rapidamente será visto como o dispositivo que oferece o equilíbrio perfeito entre necessidades profissionais e pessoais”, disse Samuli Hänninen, da equipa de dispositivos da Microsoft. O responsável refere que o essencial é “oferecer uma experiência consistente entre o telefone e o PC com o poder do Windows 10”, beneficiando da funcionalidade Continuum e das aplicações universais para o sistema operativo.

No que toca às características básicas, vem com ecrã OLED de 5 polegadas, é fino e leve (6,9 milímetros de espessura e 122 gramas de peso) e as câmaras têm 5 e 8 megapixeis (frontal e traseira). Por dentro, um processador Snapdragon 212 (quad-core 1300 Mhz) da Qualcomm e 16 gigas de armazenamento, expansíveis até 200GB. Inclui o assistente digital por voz Cortana entre as ferramentas partilhadas com os outros dispositivos Windows 10.

Esta é mais uma tentativa da Microsoft de rentabilizar a aposta na Nokia, cuja marca está praticamente desaparecida, e de tentar ganhar terreno nos smartphones após um 2015 desastroso – no último trimestre, ficou-se pelos 1,7% de quota de mercado mundial.