Lyft recebe investimento de Carl Icahn

O multimilionário Carl Icahn apostou cem milhões de dólares no serviço digital de transportes Lyft, que rivaliza com a conterrânea Uber. O irreverente investidor acredita que um serviço como a Uber tem um grande potencial de crescimento, e a Lyft não pesa tanto na carteira.

carl icahn

A Lyft comunicou que na passada sexta-feira conseguiu arrecadar 150 milhões de dólares na sua mais recente ronda de investimentos. Dois terços deste valor foram aplicados por Carl Icahn, o investidor conhecido por ter liderado uma acérrima campanha de defesa da alienação do PayPal pelo eBay, onde é stakeholder. Em fevereiro, o New York Times relatara que a Lyft pretendia embolsar 250 milhões de dólares numa ronda de investimentos.

O modus operandi de Icahn consiste em comprar porções significativas de empresas cotadas, concedendo-lhe direitos sobre as mesmas. Assim, com as devidas munições nas mãos, Icahn procura reconfigurar substancialmente as empresas, mesmo quando isso vai de encontro aos objetivos da administração. Em março de 2014, o investidor acusou a direção do eBay de ser a pior que alguma vez vira.

Não obstante, a Lyft, segundo a Forbes, mostrou-se bastante satisfeita com a chegada de Carl Icahn. O serviço digital de transportes tem procurado explorar novas oportunidades para conseguir esgrimir com a Uber e reforçar o seu posicionamento nos Estados Unidos, onde opera em mais de 65 cidades. No passado mês de março, a Lyft angariou 530 milhões de dólares numa ronda de investimentos.

Consta que Jonathan Christodoro, executivo da Icahn Enterprises, juntar-se-á ao quadro administrativo da Lyft sob os termos acordados aquando do investimento.