Categories: SegurançaVírus

Malware finge ser WhatsApp para atacar dados dos cartões de crédito

De acordo com a empresa, o WhatsApp.CreditCardStealer inicia o processo de infecção através de um e-mail que convida o utilizador a instalar o “Novo WhatsApp”, com funções inéditas. Ao clicar no link malicioso e instalá-lo no telemóvel, o utilizador é surpreendido com uma mensagem de erro e a app falsa desaparece. Porém, o WhatsApp oficial continua a funcionar normalmente, fazendo com que o utilizador acredite que nada mudou.

A partir daí, o ícone de atalho do Google Play é desativado para evitar a instalação de ferramentas antivírus e surge uma mensagem de erro sempre que o utilizador tenta aceder à loja virtual. Desta maneira, o vírus mantém-se inativo cerca de quatro horas, dificultando a detecção por parte de ferramentas automáticas de análise.

O ataque

Após este período, o malware passa a executar o real comportamento malicioso, solicitando as informações do cartão de crédito da vítima, dando a impressão de que esses dados são necessários para aceder novamente ao serviço da Google Play.

As informações são enviadas para o servidor do hacker por meio do url: http://goglstats.co.ua/google-stats/watcher.php. Para além disso, o vírus também faz o registo do telemóvel num serviço de SMS pago, o que faz com que o utilizador tenha prejuízo financeiro.

Por ser uma das aplicações mais utilizadas no mundo, o WhatsApp é extremamente usado por hackers. Só este ano, a app PSafe Total já bloqueou mais de 166 mil vírus que se passam pelo WhatsApp ou que fingem adicionar funcionalidades especiais à app oficial.

Para evitar este tipo de problema, o CEO da PSafe, Marco DeMello, alerta que somente um “cérebro eletrónico” é capaz de se defender de um ataque cibernético e que, para isso, é de extrema importância o uso de um antivírus. Além disso, o utilizador deve ficar atento ao excesso de solicitação de permissões e evitar fazer o download de aplicações de fontes não oficiais, recebidos por e-mail ou via SMS.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

3 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

4 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

6 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago