Mastercard e Visa firmam parceria por segurança no e-payment

Depois de diversos casos de quebra de segurança no e-commerce dos Estados Unidos, as empresas de cartões de crédito MasterCard e Visa anunciaram a formação de um grupo para melhorar a segurança de sistemas de pagamento.

cartoes-visa-mastercard-2O novo grupo, que irá incluir cooperativas de crédito, retalhistas e associações comerciais, irá inicialmente focar na adoção da tecnologia de chip “EMV”, informaram em comunicado Visa e Mastercard.

A tecnologia, já usada na Europa e Ásia, guarda informação em chips em vez de nas tradicionais faixas magnéticas, tornando mais difícil a falsificação dos cartões. Os cartões também podem exigir – dependendo do emissor – que os utilizadores insiram um número de identificação pessoal ou PIN, para fazer compras, adicionando um item de segurança.

EMV significa Europay, MasterCard e Visa, as empresas que lançaram a tecnologia.

Nos Estados Unidos, ainda é muito comum o uso da tarja magnética dos cartões, em detrimento dos chips de segurança. Com máquinas de leitura antigas, muitos estabelecimentos não estão preparados para o uso da tecnologia mais segura.