MDC exibe nova solução de Micro Data Centers transportáveis

A MDC Indústria de Contentores Inteligentes vai marcar a estreia das suas atividades na Futurecom 2014 com a apresentação de uma família inédita de soluções de data centers modulares e transportáveis, projetados para atender a necessidades de processamento de missão crítica em locais distantes.

Dcenter

Os data centers MDC tem opções de diferentes tamanhos e capacidades, sendo acomodados em contentores, podendo nesse caso ser facilmente transportados para qualquer tipo de local, sem limitação de condições climáticas. Um vez posicionadas no local, as unidades são conectadas de forma instantânea ao núcleo central de uma rede através de ligações por satélite, rádio ou qualquer outro meio tecnológico.

O data center transportável é especialmente indicado para empresas ou organizações que necessitam rapidamente de processamento distante, em condições adversas, como o setor de defesa, mineradoras, petrolíferas, empreiteiras e concessionárias públicas. Aplica-se também a operadoras de telecom que necessitam de complementação temporária à sua estrutura, como em casos de manutenção de centros de dados regionais ou em caso de picos sazonais de demanda.

O utilizador encontra, no seu interior, todas as facilidades de um ambiente padrão de data centers, com racks de 19 polegadas, e instalações capazes de suportar todos os tipos de servidores e dispositivos de comunicação e processamento necessários à operação.

A MDC desenvolveu para os seus sistemas um algoritmo especial de aproveitamento de energia, que elimina o funcionamento improdutivo de dispositivos e posiciona os data centers MDC como ambientes Green Power. Os sistemas dispõem também de refrigeração inteligente e suporte para conjuntos de até três toneladas de baterias que asseguram a função nonstop para as unidades por até 48 horas de blackout.

De acordo com Yoram Yaeli, diretor da MDC, os data centers foram projetados para exigir recursos mínimos de infraestrutura e pessoas e uma agilidade máxima na ativação dos serviços.

“De modo geral, tudo o que usuário precisa garantir é um ponto de alimentação elétrica de qualquer tipo, sem a exigência de técnicos ou eletricistas com alta especialização. Na prática, a quase totalidade do controle pode ser feita remotamente, utilizando nosso software de controle remoto IMAMS – (Integrated Monitoring and Maintence System)”, afirma o executivo.

Os data centers da MDC são livremente configurados pelo usuário ou podem ser entregues como uma solução de TI “turnkey”, com todos os elementos de conectividade e plataformas de computação já instalados, como roteadores, switches, firewall, sistemas de virtualização, storage e servidores de cache ou de hospedagem. Estas unidades são fortemente blindadas, em aço de alta resistência, possuem balanceamento de carga e sistema inteligente de contingência e autorrecuperação.

Os sistemas de CFTV & Alarme onboard também podem ser monitorados e controlados remotamente 24/7 (horas/dias por semana) pelo centro de operações. “O nível de resistência das nossas unidades é compatível com as situações mais críticas, como a de ocorrência de incêndios num raio próximo ao sistema, ou a tentativa de invasão por pessoas ou animais. Podemos dizer que os nossos MDCs trazem algumas características antes só encontradas em ambientes de sala-cofre”, conclui o diretor.