Megafon em acordo com Apple

A segunda maior operadora russa de telemóveis, Megafon, pretende comprar pelo menos 750 mil iPhones da Apple nos próximos três anos para revenda na sua rede de distribuição.

dvqzqqosai (1)A Megafon assinou um acordo com a Apple, retornando a uma parceria com a companhia americana após uma quebra de alguns anos, embora não tenham encerrado os termos de contrato na altura.

A companhia russa compromete-se a gastar cerca de 28 milhões de dólares em marketing e publicidade a promover os smartphones da Apple até ao final de 2016.

Analista na Raiffeisen Research, Sergei Libin afirmou que “baseado nas estimativas da MTS, no quarto trimestre os valores rondaram os 650 mil iPhones vendidos na Rússia. Se a dinâmica de vendas dos smartphones, bem como a quota percentual dos iPhones no mercado não se alterarem drasticamente, cerca de oito milhões de iPhones podem ser vendidos na Rússia no período dos próximos três anos e a quota da Megafon irá ultrapassar os nove por cento”.

A rival da companhia telefónica, Vimpelcom, que assinou no ano passado contrato com a Apple, recusou-se a comentar as condições discutidas. A MTS tem vindo a comprar iPhones aos distribuidores e está atualmente em negociações com a Apple.

A Apple teve uma quota de vinte por cento de uma quantia maior que cinco mil milhões de dólares em smartphones no mercado russo. A Apple também vende para a Rússia através da sua loja online e de retalhistas eletrónicos.