Mercado de impressão cresce 7,1% na Europa Ocidental

De acordo com o último ‘Quarterly Hardcopy Peripherals Tracker’ da IDC, os mercados de impressoras e multifuncionais cresceram 7,1% ‘year-on-year’ no 1º trimestre deste ano, o que representa o quarto trimestre consecutivo de crescimento na região.

110223_2_ricoh_pro_jpg_lrg

As remessas foram de 5,36 milhões de unidades, o que corresponde a um crescimento de 350 mil unidades quando comparado com o mesmo período de 2013. O valor de mercado subiu 1,7%, atingindo os 2,66 mil milhões de dólares, muito graças aos bons desempenhos dos segmentos de laser a cores, jacto de tinta a cores e jacto de tinta de elevada velocidade.

Entretanto, o mercado de multifuncionais continua a ganhar terreno à custa do declínio do mercado das impressoras. Assim, os multifuncionais foram responsáveis por 78% de todas as remessas, com crescimento nos segmentos de jacto de tinta e laser a cores. Já os resultados do mercado de impressoras foram mistos, pois as remessas de jacto de tinta aumentaram ligeiramente, enquanto os segmentos de laser mono e a cores contraíram.

“Os mercados comerciais estão a mostrar uma forte procura por produtos de laser a cores e os jactos de tinta para empresas continuam a exibir um padrão de forte crescimento. Clientes de Small and Medium Business (SMB) e de enterprise estão a investir em gestão documental e de impressão, enquanto os mercados de consumidores contrariaram a tendência com vendas superiores ‘year-on-year’”, afirma Phil Sargeant, Program Director da IDC Western European Imaging Hardware Devices and Document Solutions Group.