Categories: Negócios

Mercado de semicondutores vai crescer 7,2% em 2017

Esta subida no mercado de semicondutores deve-se a vários fatores e levou a Gartner a rever em alta as suas previsões.

“O pior já passou, com um outlook positivo a emergir para 2017, impulsionado pelo reabastecimento de inventário e aumento dos preços médios de venda em alguns mercados, particularmente de memórias e produtos padronizados para aplicações específicas”, explica o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Ganesh Ramamoorthy.

“A subida que começou no segundo trimestre de 2016 vai continuar a ganhar momento e esperamos que as condições melhoradas continuem em 2017”, acrescentou.

A Gartner melhorou a sua previsão para 2017, contabilizando 14,1 mil milhões dólares adicionais na receita total do mercado. Desse volume, o mercado de memórias representa quase 10 mil milhões. “A oferta do mercado de memórias tornou-se positiva para os fabricantes que estão a promover preços médios de venda mais elevados para recuperar margens”, disse Ramamoorthy. 

No geral, o crescimento misto a que assistimos em 2016 vai transformar-se em crescimento sustentando em 2017, diz a Gartner. A consultora realça os mercados industrial, automóvel e de armazenamento como destaques em 2017; que estão a crescer rapidamente, embora representem uma porção mais pequena do mercado global. Além disso, a previsão para o crescimento de aplicações tradicionais dos semicondutores, como smartphones e computadores, é de abrandamento. Isso releva a importância dos mercados noutras categorias, com foco na Internet das Coisas (IoT).

“Isso implica que os gestores de produtos de semicondutores que sempre dependeram dessas categorias terão de olhar oportunidades adjacentes em novas aplicações emergentes na IoT e em áreas como indústria, armazenamento e automóvel.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago