Categories: Segurança

Metade dos alvos do NoPetya são empresas industriais

De acordo com a Kaspersky, o ExPetr está construído de uma forma que torna impossível a recuperação dos dados e a desencriptação dos arquivos, mesmo que se pague o resgate, dado que para desencriptar o disco da vítima, o atacante precisa do ID da instalação. Visto que o ExPetr não tem essa informação, não há qualquer garantia de recuperação da informação.

Como é possível ver no gráfico realizado pelos analistas de segurança da companhia, cerca de 32% das empresas que foram atacadas pertencem ao setor financeiro mas as restantes vítimas  são na maioria indústrias, com a energia a liderar (25%), seguido pela manufatura (24%) e alimentação e bebidas (5%).

Para instalações industriais e infraestruturas críticas, as consequências de um ataque com sucesso com este ransomware podem ser devastadoras, dado que para além da perda dos ficheiros, este malware é capaz de encriptar o disco rígido e tornar o dispositivo inativo.

“Neste momento, é difícil dizer se o ExPetr está direcionado especificamente a uma indústria em particular ou se afetou tantas outras áreas por coincidência. No entanto, a natureza deste malware é tal que poderia facilmente comprometer o funcionamento de uma instalação de produção durante um tempo considerável. É por isso que este ataque é um exemplo da razão pela qual as infraestruturas industriais devem estar devidamente protegidas contra ameaças cibernéticas”, referiu Kirill Kruglov, perito em segurança na Kaspersky Lab.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago