Metade dos dispositivos móveis vulneráveis a crimes virtuais

Metade dos dispositivos móveis em todo o mundo correm riscos relacionados com crimes virtuais e ameaças maliciosas devido à falta de proteção adequada, diz a mais recente pesquisa da Kaspersky Lab. Os dados mostram a falta de conhecimento sobre como proteger os dispositivos móveis de forma eficaz.

A pesquisa, divulgada esta semana em apoio à Campanha de Conscientização sobre Malware para Dispositivos Móveis da Europol, que faz parte da iniciativa Mês da Cibersegurança na Europa, foi realizada pela Kaspersky Lab com o objetivo de entender o nível de conhecimento das pessoas sobre as ameaças que enfrentam online e como se protegem dessas ameaças.

Dentre os 12.000 participantes da pesquisa, de 21 países, a empresa descobriu que apenas 57% dos tablets e 53% dos smartphones têm uma solução de segurança instalada. As pessoas tendem a proteger os seus computadores (88%) mais que seus dispositivos móveis. Isso é um erro, considera a Kaspersky, tendo em conta a quantidade de informações pessoais e importantes que são mantidas nos dispositivos móveis.

A pesquisa sugere que os utilizadores desconhecem a necessidade de proteger os seus dispositivos móveis com uma solução de segurança. Embora 54% deles achem que os seus desktops e laptops realmente precisam de um software de segurança de TI, somente 42% pensam o mesmo sobre smartphones e tablets. Na verdade, preocupa o fato de apenas um quinto (21%) dos ustilizadores não saber nada sobre os malwares para dispositivos móveis.

Muito poucas pessoas protegem os seus dispositivos móveis e quase todos os utilizadores que o fazem limitam essa proteção ao uso de senhas – 81% têm uma senha nos seus computadores e 82% protegem os seus smartphones da mesma forma.

“Embora as senhas evitem que o dispositivo físico seja usado por outras pessoas, não oferecem nenhuma proteção contra malware, fraude ou ataques de phishing, que podem agir os dispositivos enquanto estão sob o controle dos próprios usuários”, diz a Kaspersky. Apenas 41% dos consumidores protegem seus dispositivos móveis com uma senha e uma solução de segurança. Portanto, mais de metade dos dispositivos móveis do mundo está vulnerável a crimes virtuais.

Muitos desses perigos são simplesmente uma consequência das atividades das pessoas na Internet e do fato de que elas armazenam e compartilham dados utilizando os seus dispositivos móveis todos os dias. A pesquisa constatou que, entre as vítimas de ameaças virtuais, 18% tiveram os seus smartphones Android infectados, e 22% tiveram os seus dados interceptados em smartphones Android.

“Os dispositivos móveis são uma parte importante de nossas vidas. Além de conter informações importantes, eles são a nossa via de acesso a bancos online, e-mails, compartilhamento de fotos, comunicação com pessoas queridas e outros”, afirma Victor Yablokov, chefe de linha de produtos para dispositivos móveis da Kaspersky Lab. “Não proteger esses dispositivos não é uma opção, se quisermos proteger o que é mais importante para nós. Mas, quando apenas metade dos dispositivos móveis contam com proteção efetiva, há muito a ser feito para que fiquemos a salvo das ciberameaças”, pontua.

O malware em dispositivos móveis é objeto da campanha da Europol do Cyber Security Month deste ano, uma campanha anual de defesa que ocorre na União Europeia, em outubro, com o objetivo de consciencializar as pessoas sobre as ameaças de segurança virtual, promover a segurança cibernética entre a população e fornecer informações atualizadas sobre segurança por meio de treinos e partilha de melhores práticas.