Categories: Negócios

Metro de Lisboa e Create IT apresentam plataforma solidária

Assumindo o seu compromisso, no âmbito da promoção de uma estratégia empresarial no domínio da responsabilidade social e da cidadania, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Create IT, lançou a plataforma REDE – que significa Renascer, Erguer, Dedicar, Envolver – que liga os que mais precisam com aqueles que, de forma voluntária, querem ajudar.

A REDE é, assim, um mercado solidário que pretende ligar, de forma digital, os doadores (toda a comunidade, sejam particulares ou entidades coletivas, públicas ou privadas) e as entidades beneficiárias (como autarquias, IPPSS’s, ONG’s, etc.) que registam na plataforma os bens e serviços necessários à população que auxiliam, permitindo o cruzamento da informação das necessidades sentidas, de bens e de serviços, com as potenciais doações.

Esta plataforma pretende facilitar a satisfação das necessidades registadas pelas entidades beneficiárias que publicam e atualizam os respetivos anúncios, permitindo aos doadores conhecer quais os bens e serviços mais necessários e urgentes em cada momento e, de forma simples, contactar a entidade beneficiária e combinar a entrega do bem ou serviço que pretende doar.

Através da REDE é, igualmente, possível o reforço do tecido empresarial nas zonas mais necessitadas. Para esse efeito, pode existir na plataforma uma listagem de fornecedores com capacidade produtiva, gerida pelos concelhos, para que possam ser selecionados e contratados.

Acresce que o aumento de entidades beneficiárias e doadoras, mesmo fora do contexto inicial do projeto, proporciona uma nova ambição, esperando-se o seu crescimento para uma dimensão nacional, como uma ferramenta solidária útil e credível, quer nos cenários de pós-catástrofe, quer no quotidiano, sendo uma plataforma aberta à comunidade.

O desenvolvimento da plataforma tecnológica assenta nas mais recentes tecnologias, focando na usabilidade e na experiência do utilizador, quer para o utilizador final, quer na gestão dos conteúdos em backoffice, sendo de destacar o seu layout intuitivo e apelativo. Acessível através de equipamentos desktop e mobile, este site permite encontrar de forma simples, rápida e eficiente os anúncios, não só através do sistema de pesquisa, mas, também, através da utilização de filtros de categorias bem estruturadas.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago