Categories: Software

Microsoft abandona Windows XP

A Microsoft por fim revela que dia oito de abril deixará de dar suporte ao Windows XP. O sistema operativo já conta com mais de dez anos de existência e com um sucesso que em grande escala ultrapassa o das versões que o sucederam, como o Windows 7, o Windows Vista e o Windows 8.

O SO Windows XP, apesar de estar a pouco mais de dois meses do fim, continua a monopolizar mais de metade do mercado de software e tem mantido esta posição de destaque com uma resiliência inigualável, resistindo ao surgimento de novos sistemas operativos e aos milhões gastos pela empresa na inovação e estratégias de marketing.

Ao Windows XP foi atribuída uma quota de 29,23 por cento para o mês de janeiro, segundo dados da Net Applications, o que reflete uma subida relativamente aos 28,98 por cento de quota registados em dezembro de 2013.

Deve realçar-se ainda que a versão mais recente da plataforma, o Windows 8.1, conseguiu assegurar um incremento da sua posição no sector, apesar de subtil e com relativamente pouco impacto no seu posicionamento.

Como tal, no mês de janeiro de 2014, o Windows 8.1 chegou mesmo a ultrapassar a quota de mercado do SO Windows Vista, atingindo os 3,95 por cento comparativamente aos 3,6 por cento conquistados no mês de dezembro. Por seu lado, o Windows Vista, que até então tinha conseguido uma quota de 3,61 por cento, chegou, em janeiro, aos 3,3 por cento.

Relativamente ao Windows 7, sucedido pelo Vista terminou o mês de janeiro com uma quota de 47,49 por cento, o que resulta numa diminuição ligeira face aos 47,52 por cento conseguidos no mês anterior. No entanto, estes valores excedem bastante os atingidos pelos Windows 8 e 8.1, que no total apenas chegaram aos 10,58 por cento.

É ainda de considerada relevância apontar que um ano depois de ter sido lançado, o Windows 7 já contava com uma quota de 17 por cento, número que o Windows 8, 15 meses após o lançamento, não conseguiu atingir.

A Microsoft vê-se então numa batalha, até agora infrutífera, para tentar atrair os seus consumidores para softwares mais recentes.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago