Categories: CloudInovação

Microsoft alia-se à Renault-Nissan para carros conectados

De acordo com o comunicado emitido pelas companhias, esse é um acordo de vários anos para “a próxima geração de tecnologias” que irá avançar os carros conectados. Os novos serviços serão desenhados para melhorar a experiência do consumidor através de navegação avançada, manutenção preditiva e serviços centrados nos veículos, monitorização remota de funcionalidades, experiências mobile e atualizações over-the-air.

“O carro está a ficar cada vez mais conectado, inteligente e pessoal”, afirmou Ogi Redzic, vice-presidente sénior de Connected Vehicles and Mobility Services da aliança Renault-Nissan (e ex-executivo da Nokia). “A parceria com a Microsoft vai nos permitir acelerar o desenvolvimento das tecnologias chave necessárias para os cenários que os nossos clientes querem e construir cenários novos que eles nem imaginaram ainda”, referiu o executivo, dizendo que a marca quer ser “o fornecedor de mobilidade conectada para todo mundo com uma única plataforma.”

A aliança explica que escolheu a plataforma Azure devido a sua “segurança de nível empresarial” e o compromisso da Microsoft com a conformidade. Além do mais, o Azure suporta vários sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas, o que dará flexibilidade para o desenho de uma plataforma comum para que a Renault-Nissan desenvolva serviços em ambas as marcas da aliança.

“Apesar da experiência do carro conectado ainda estar na infância, acreditamos que existe muito potencial para mudar dramaticamente a indústria”, disse Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo de Microsoft Global Sales, Marketing e Operações. “Estamos a fazer esta parceria para acelerar as estratégias mobile e de nuvem da Renault-Nissan e entregar novas experiências aos seus clientes”, acrescentou. O executivo afirmou que a aliança automóvel é um parceiro excepcional e que essa colaboração “vai trazer um novo standard aos carros conectados.”

O foco da parceria será em tecnologias de nova geração, como info-entretenimento e serviços baseados em geolocalização, produtividade e comunicação.

A aliança também coloca ênfase na segurança, com software de localização de um carro roubado e “geofencing”, que coloca cercas virtuais em torno do veículo e avisam de quando este entra ou sai de uma rota predefinida.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago