Microsoft alicia programadores da concorrência

A Microsoft está a abrir o seu ecossistema Windows 10 aos programadores de aplicações para Android e iOS. Permitindo que as apps passem da esfera da concorrência para os seus dispositivos com o mínimo de alterações possíveis ao código, a Microsoft quer reforçar a presença dos seus smartphones no mercado e para captar mais utilizadores.

Durante a conferência para developers Build, a Microsoft anunciou uma série de novas funcionalidades do seu Windows 10, procurando reforçar o sistema operativo que deverá, segundo a própria empresa, chegar ao mercado este verão.

Revelando que até ao ano fiscal de 2018 faz tenções de registar pelo menos mil milhões de aparelhos a operar sobre o Windows 10, a Microsoft simplificou o processo de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com o novo SO, fornecendo, por exemplo, a ferramenta Universal Windows Platform, que permite o ajuste automático de uma app a diversos tamanhos de ecrã.

Ainda, a Microsoft permite que os programadores integrem nas suas aplicações a Cortana e as disponibilizem na Windows Store.

Com quatro novos SDK (conjuntos de ferramentas para desenvolvimento de software), os developers poderão mais facilmente levar as suas aplicações feitas para Web, iOS ou Android até ao universo Windows, sem que sejam precisas grandes alterações aos códigos dos programas, através dos recursos da Universal Windows Platform.

A Microsoft revelou também que mediante funcionalidades adicionadas ao novo browser Microsoft Edge, que vem destronar o moribundo Internet Explorer, os developers vão poder maximizar o posicionamento das suas aplicações.

Os smartphones da Microsoft são grandemente ensombrados pelos seus congéneres Android e iOS, e têm lutado para conquistar novos seguidores, e a sua Windows Store pecava, aos olhos dos utilizadores, pela escassez de aplicações. Contudo, pelos vistos, o gigante tecnológico de Redmond está a fletir os seus músculos e a fortalecer os seus telemóveis, abrindo até as portas às suas rivais.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago