Microsoft anuncia Fall Creators Update e Surface Book 2

A tecnológica anuncia a chegada do Windows 10 Fall Creators Update que terá novas opções de realidade mista, potenciadas pelos recentes headsets  Windows Mixed Reality. Além disso, a empresa lança o Surface Book 2 que deverá chegar ao mercado nacional no próximo ano.

O Windows 10 Fall Creators Update inclui novas experiências Inking , ou seja que permitem escrever directamente em PDFs, uma opção Find my Pen, uma maior integração Windows entre diversas plataformas, bem como a melhoria de opções de segurança e privacidade, incluindo Eye Control, e uma nova aplicação de fotografias.

A app Photos foi totalmente reimaginada no novo update e permite converter fotografias em memórias e histórias com efeitos 3D personalizados, Ink, transições e vídeo, tudo isto sem ser preciso ter experiência de edição. Já  com o 3D, é possível tornar os objectos dinâmicos, como uma bola de futebol a explodir assim que entra na baliza e rasga as redes.

Por outro lado, com a atualização, a Microsoft quer trazer a Realidade Mista a todos os utilizadores, o que será possível graças aos recentes headsets Windows Mixed Reality. A Acer, Dell, HP e Lenovo estão a lançar os primeiros equipamentos que serão potenciados pelo  Fall Creators Update. 

O update inclui ainda o Mixed Reality Viewer, que traz a realidade mista para o PC. Ao utilizar a câmara do computador, torna-se possível ver objectos 3D integrados no ambiente ao redor – pessoas, locais, objectos ou qualquer produto da imaginação. Mas infelizmente não existe ainda informação da disponibilidade desta funcionalidade e dispositivos de realidade mista para Portugal.

Novo Surface Book 2

microsoft_surface_book2

A Microsoft anuncia a adição de um novo elemento à família Surface, o Surface Book 2. Um portátil que vem equipado com processadores Intel Core i5-7300U (3.2GHz) e Core i7-8650U (4.2GHz) de 8ªGeração e tem até 17 horas de autonomia.

Os novos equipamentos terão disponíveis em duas versões, uma de 13 polegadas com GPU Nvidia Geforce GTX 1050 com 2 GB de memória GDDR5, e outra de 15 polegadas com uma GPU Nvidia Geforce  GTX 1060 de 6 GB.

Segundo a empresa, o novo Surface consegue cinco vezes mais desempenho gráfico que o Surface Book original e é duas vezes mais poderoso que o mais recente MacBook Pro, conseguindo correr software professional como Adobe, Autodesk e Dassault.

A nível de RAM, nada mudou em relação ao seu antecessor. Existem opções de 8 GB ou 16 GB, dependendo do modelo, e no armazenamento interno, há opções de disco SSD de 256 GB, 512 GB e 1 TB.

O preço, nos EUA, para os novos portáteis Surface Book 2 começa nos $1499 e estará disponível para pré-reserva, no mesmo mercado, a 9 de Novembro. Em Portugal ainda não há data concreta de venda mas deverá estar disponível no início de 2018.