Microsoft apresenta novas soluções cloud

A Microsoft Corporation realizou ontem em São Francisco, Califórnia, um encontro com a imprensa internacional onde deu a conhecer algumas novidades da sua estratégia para a área da Cloud.

microsoft-logo

A apresentação foi liderada por Satya Nadella, CEO da Microsoft e por  Scott Guthrie, Vice- Presidente da área Cloud na Microsoft Corporation.

Uma das novidades apresentadas foi nova versão do Microsoft Azure Marketplace. A plataforma disponibiliza um ecossistema empresarial desenhado para que as empresas e parceiros possam melhor promover as suas aplicações e serviços junto dos clientes Microsoft Azure. Os clientes, por sua vez, podem mais facilmente encontrar, identificar, avaliar e adquirir uma vasta gama de aplicações, serviços e soluções de infrastructure-as-a-service (IaaS) e de platform-as-a-service (PaaS), compatíveis com serviços Azure na Cloud. Isto representa um salto qualitativo no que respeita à qualidade, capacidade de escolha e força do ecossistema de parceiros e clientes Microsoft Azure em todo o mundo. A nova versão do Microsoft Azure Marketplace disponibiliza já hoje mais de 1000 serviços e aplicações de mais de 100 parceiros. Em breve vão existir neste Marketplace aplicações e soluções de parceiros portugueses que vão estar disponíveis para aquisição por parte de qualquer cliente Microsoft Azure a nível mundial.

A Microsoft reforçou o seu compromisso de investir numa infraestrutura Cloud com escala global que permita responder de forma eficaz à procura do mercado, anunciando a disponibilidade geral do Microsoft Azure, plataforma na nuvem aberta e flexível, a toda a região da Austrália até final de outubro do presente ano. No início de 2015, a plataforma Azure estará ainda operacional em 19 regiões em todo o mundo, mais do que qualquer outro fornecedor de cloud pública, tornando assim a Microsoft na principal referência à escala global.

Para diferenciar ainda mais a sua oferta de infraestrutura para o segmento empresarial, a Microsoft anunciou uma nova série de Máquinas Virtuais (G-Series Virtual Machines), as maiores máquinas virtuais disponíveis até hoje na cloud pública. A série G de máquinas virtuais integra os mais recentes processadores Intel Xeon e suporta mais de 32 CPU cores, 448 GB de memória RAM e mais de 6.5 TB de armazenamento local SSD. A par disto, a Microsoft anunciou ainda  o Azure Premium Storage, um novo tipo de armazenamento baseado em SSD projetado para suportar as aplicações mais exigentes, tais como SQL Server Dynamics AX,  Dynamics CRM, Exchange Server, MySQL e SAP Business Suite. Um único servidor pode ser suportado com mais de 50.000 IOPS de performance, um novo extremo na cloud pública. Em conjunto, estas tecnologias oferecem a escalabilidade e desempenho que as empresas necessitam para executar as soluções mais exigentes na cloud pública. Deixam de existir quaisquer barreiras para a movimentação de servidores para a cloud pública da Microsoft.

Para disponibilizar aos clientes uma experiência híbrida a partir da cloud e em todos os seus níveis, a Microsoft apresentou ainda a Cloud Platform System, uma nova oferta que proporciona “Microsoft Azure in a box” para grandes empresas e fornecedores de serviços que necessitam da escala da cloud pública, mas do controlo de uma experiência “on-premises”. O Cloud Platform System, desenvolvido em parceria com a Dell, é uma solução otimizada de hardware e software que inclui várias tecnologias da cloud pública Microsoft Azure e pode ser estendido em modelos híbridos concretizando uma proposta de valor única no mercado;

A Microsoft lançou também o suporte a mais uma distribuição Linux, “CoreOS”, estendido assim ao portfolio já muito diversificado de sistemas operativos e linguagens de programação que podem ser executados no Microsoft Azure, tornando-se uma das ofertas de cloud mais universais do mercado.

Estas foram apenas algumas das novidades partilhadas ontem por Satya Nadella e Scott Guthrie e que mostram o caminho e estratégia que a Microsoft está a seguir para entregar ao mercado a experiência mais completa na Cloud, ajudando as empresas a tirar partido do seu potencial e as startups a fazer a transição para a realidade de “mobile-first, cloud-first” seguida pela Microsoft.