Microsoft compra empresa italiana de Internet das Coisas

O anúncio da Microsoft foi feito por um dos diretores da plataforma Azure IoT, Sam George. O executivo descreveu a Solair como uma empresa que tem vindo a oferecer “serviços inovadores da Internet das Coisas a clientes em várias indústrias, incluindo manufatura, retalho, alimentação e bebidas e transportes.”

Os detalhes financeiros do negócio não foram referidos, mas George adiantou que a Solair partilha da ambição da Microsoft de ajudar os clientes a organizarem os seus dados e a “criarem nova inteligência” com a IoT. Esta aquisição, sublinhou o responsável, suporta a ambição da gigante de ter a “mais completa oferta IoT” para grandes empresas.

O fundador e CEO da Solair, Tom Davis, publicou no site da empresa um agradecimento aos colaboradores e parceiros que ajudaram o seu negócio a crescer nos últimos cinco anos. “A nossa missão sempre foi ajudar os clientes a terem acesso rápido e fácil aos tremendos benefícios da Internet das Coisas”, afirmou o responsável. “Ao desenvolver a nossa solução com base em requisitos reais dos clientes, que lhes permitem obter ganhos reais, estou convencido que a tecnologia e talento da Solair vão dar um contributo importante para a suite Azure IoT da Microsoft e para as suas ambições mais extensas neste sector.”

Sam George também deu alguns exemplos da aplicação da tecnologia da Solair. Um dos casos é na Itália, onde a Solair está sediada: o fabricante de máquinas de café expresso, Rancilio Group, passou a poder monitorizá-las remotamente usando o poder da analítica e dados na nuvem. Outro exemplo centra-se no Japão, onde há fábricas a monitorarem linhas de produção com a aplicação Smart Factory Advisor.

“A integração da tecnologia da Solair na suite Azure IoT da Microsoft vai continuar a melhorar a nossa oferta para as empresas”, sintetizou Sam George, prometendo mais detalhes para breve.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago