Microsoft compra startup de Inteligência Artificial

A Microsoft adquiriu a startup canadiana Maluuba, fundada por estudantes da Universidade de Waterloo, que é especializada em processamento de linguagem natural para soluções de inteligência artificial (IA). De acordo com o TechCrunch, o valor do negócio não foi anunciado.

A Maluuba é focada na utilização de deep learning e no aumento da proficiência e eficácia de sistemas baseados em computador que podem responder a perguntas e tomar decisões. A Microsoft indicou no seu blog que estas valências vão ajudar em um dos objetivos da empresa que é “tornar a IA mais acessível e útil para todos”.

A Microsoft vai, assim, ajudar a startup de Montreal com recursos, quer financeiros quer de infraestrutura e talento, assim, como providenciar acesso a vários milhares de milhões de utilizadores. Isto será crucial para a Maluuba continuar a fazer progressos no desenvolvimento das suas soluções, conforme reconheceu a empresa.

Além disso, Harry Shum, vice-presidente executivo do grupo de Inteligência Artificial (IA) e Pesquisa da Microsoft, afirmou no seu post que Yoshua Bengio será consultor da empresa. O investigador chefe do Institute for Learning Algorithms de Montreal, que já era conselheiro da Maluuba, é também uma importante “aquisição” para a empresa de Redmond dada sua expertise na área da IA.