Microsoft dá um grande passo com Windows 10

Os rumores confirmaram-se. O Windows 10 será disponibilizado gratuitamente.

Este é um passo sem precedentes na história da gigante de Redmond, e uma jogada de mestre de Satya Nadella para fortalecer o Windows como plataforma.

Por um ano, a partir das próximas semanas, o upgrade do Windows será gratuito. A grande surpresa foi que, além das versões 8 e 8.1, o Windows 7 também pode ser atualizado sem custo.

Este é um passo importantíssimo para a unificação da plataforma. Muita gente torceu o nariz para o Windows 8 e simplesmente ignorou o upgrade, feliz com a (excecional) versão 7.

Para as empresas, a atualização é crucial, especialmente porque o Windows 7 perdeu o suporte técnico grátis, recentemente. Além de aumentar a segurança dos sistemas, gestores de TI garantirão uma vida útil mais longa às máquinas.

Claro, não existe caridade nenhuma aí. O interesse da Microsoft é uniformizar o código das suas plataformas para dar o próximo passo. Segundo a empresa, a ideia é oferecer atualizações constantes do sistema, refinando o código e melhorando a experiência. De uma tacada só, Redmond conseguirá total controlo sobre o maior número de dispositivos do mercado, deixando os concorrentes comendo poeira.

O novo Windows é um importante marco para a Microsoft. Muito mais do que um sistema operativo, o Windows 10 é o fio condutor que unifica a experiência do utilizador e cria um ecossistema único, muito mais amigável aos developers.

A loja de aplicações do Windows ainda é pobre em qualidade e variedade. Para o utilizador de longa data, isso não é problema: simplesmente faz o dowload do programa no site do developer e instala o que quer. Mas o utilizador novato estranha.

iOS e Android “mimaram” o utilizador colocando as aplicações organizadas numa loja, fácil de procurar, encontrar, pagar e descarregar o que se deseja. Não que o Windows 8 não tenha essa loja, mas deixa muito a desejar se comparada com os outros sistemas.

Ao amarrar tudo sob o mesmo sistema operativo, que vai de desktops a dispositivos móveis, a Microsoft estimula a criação e adaptação de aplicações para a sua plataforma. Em vez de fazer múltiplas versões, o developer só precisa de adaptar o seu código uma vez, usando as APIs do Windows. De uma tacada só, é possível disponibilizar o conteúdo para o maior número possível de utilizadores.

O utilizador avançado não fica refém da loja de aplicações, pois pode continuar conseguindo e instalando os seus programas da forma tradicional. Esta é uma jogada de mestre da Microsoft, pois não aliena nenhum perfil de utilizador, em especial o mais fiel, que acompanha o sistema de longa data.
A experiência de uso será amplificada. Cortana, a esperta assistente digital operada por voz, será parte integrante do sistema (por enquanto, não em português). Spartan, o novo browser, trará um código limpo, bem diferente do Internet Explorer.

A conclusão é que a Microsoft mudou e o Windows 10 é a prova disso. Em vez de ganhar apenas uma vez, vendendo licenças ou upgrades, a companhia está de olho numa fonte de receitas perene, ganhando junto dos developers. É um modelo que funciona muito bem com a Apple e tem tudo para funcionar com ela.

Ao amarrar tudo sem “bater a carteira” do cliente, a companhia também dá uma prova de confiança a quem ficou desconfiado com o Windows 8, pavimentando o caminho para um crescimento sustentável. É um grande passo para continuar relevante na era pós-PC. Agora é esperar e instalar o sistema, para ver na prática, se as promessas serão cumpridas.

*Atualizado para esclarecer o upgrade das versões enterprise e espelhar a disponibilidade de Cortana em português.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

20 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

1 dia ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago