Microsoft desafia programadores a encontrarem bugs no Spartan

O navegador Spartan, uma das grandes novidades do Windows 10 que vai sepultar o Internet Explorer, é uma das apostas da Microsoft para cimentar o novo sistema. A confiança é tanta que a empresa de Redmond está a oferecer uma recompensa de até 15 mil dólares para quem encontrar uma falha de segurança crítica no browser.

Claro, além da propaganda grátis, a competição hacker para descobrir possíveis falhas também é um modo bastante económico de mobilizar uma legião de programadores para escrutinar o código do Spartan até descobrir algo errado antes do lançamento. Vendo por este ângulo, 15 mil dólares é uma pechincha para um processo de debugging monstruoso em tempo recorde.

A competição vai até 22 de junho, e também inclui a descoberta de vulnerabilidades em alguns módulos do Azure e do Office Sway, o novo serviço de apresentações multimédia online.

Para conseguir a recompensa, o developer precisa de identificar e documentar a falha, que precisa ser de grande gravidade para merecer os 15 mil dólares. Prémios menos avultados podem ser dados a vulnerabilidades e bugs cujo grau de risco seja menos significativo.

O Spartan já está disponível no Windows 10 Technical Preview, e o programador precisa de utilizar o código da versão mais recente para explorar possíveis vulnerabilidades.

O objetivo é encontrar brechas na execução de código remoto, vulnerabilidades de fuga de sandbox e vulnerabilidades importantes ou de alta severidade.

*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago