Categories: Negócios

Microsoft e HCL Technologies lançam incubadora de Internet das Coisas

Um dos propósitos deste centro de incubação é permitir às empresas que querem investir na Internet das Coisas testarem a sua aplicação e resultados. Está a ser desenhado para alavancar a suite Microsoft Azure IoT e vai testar casos de aplicação em automação industrial, vigilância remota de doentes, gestão de frotas, entre outros. São algumas das áreas dentro dos verticais em que a HCL Technologies se vai focar: Indústria e Manufatura e Ciências da Vida e Saúde.

“Uma das tendências mais transformadoras que afeta as empresas hoje em dia é a Internet das Coisas”, sublinha Susan Hauser, vice presidente de negócio e responsabilidade corporativa da Microsoft, em comunicado. “Juntamente com a HCL, vamos dar às empresas a possibilidade de acelerar a adesão à IoT com soluções específicas para indústrias que oferecem melhor conhecimento de negócio, novos modelos de receitas e retorno rápido de investimento”, continua a responsável. “Estas capacidades são essenciais para criar um maior impacto e manter uma vantagem competitiva na economia digital.”

O centro vai implementar um novo modelo de inovação com analítica em tempo real, dados provenientes de sensores e co-criação, onde os clientes podem testar o impacto que a IoT pode ter nos seus produtos/modelos de negócio.

“A capacidade de fazer protótipos rapidamente e trazer soluções ao mercado é chave para o sucesso das empresas num ambiente global hiper-inovador”, comenta Sukamal Banerjee, líder da unidade de negócio IoT WoRKS da HCL Technologies. “A IoT industrial será a próxima alavanca para a produtividade e geração de receitas nas empresas em todo o mundo”, continua. “Estamos confiantes de que a nossa colaboração neste espaço vai criar algumas soluções industriais inovadoras que são escaláveis, eficientes em termos de custos e focadas na experiência do utilizador.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

3 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

5 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

6 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago