Microsoft e Imagina apresentam Vox4all

A Microsoft Portugal em parceria com a Imagina, apresentou o Vox4All para Windows 8 e Windows Phone, uma aplicação para comunicação alternativa e aumentativa, dirigida a pessoas com necessidades complexas de comunicação.

surface appDesenvolvida em Portugal, o Vox4All é um projeto pioneiro e o primeiro a ser criado  para dispositivos móveis, privilegiando a comunicação alternativa e aumentativa com mobilidade.

A aplicação tem como principal objetivo dotar os indivíduos de um meio de comunicação capaz de substituir ou complementar capacidades de comunicação insuficientes, facilitando e tornando o processo de interação mais fácil e mais inclusivo, através do uso da tecnologia.

O Vox4All substitui métodos tradicionais como cartões, digitalizadores de voz ou computador e promove o desenvolvimento da comunicação, linguagem e alfabetização por crianças e adultos que estejam impossibilitados de comunicar de forma autónoma devido a doenças congénitas ou adquiridas.

A aplicação Vox4All tem por base de funcionamento o princípio das grelhas de comunicação, constituídas por células divididas em linhas e colunas. Estas células permitem inserir uma série de conteúdos visuais, sonoros e/ou textuais que facilitam a comunicação entre o utilizadores e os parceiros de comunicação.