Microsoft in Education Global Forum destaca dois professores portugueses

Na gala de encerramento do Microsoft in Education Global Forum que se realizou em Barcelona, dois professores portugueses foram distinguidos como os mais inovadores do mundo.

winnersO Microsoft in Education Global Forum pretende reconhecer os sucessos dos envolvidos no processo de educação e formação de alunos no século XXI. Estiveram reunidos mais de mil professores e diretores de 97 países, assim como parceiros, representantes e especialistas em Educação.

Os projetos foram avaliados por especialistas e profissionais de educação de várias partes do mundo. Portugal foi representado por profissionais como Teresa Evaristo, Sub-Diretora Geral da DGEEC e Fernando Campos, da Equipa de recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral de Educação.

José Carlos Marques, professor em Lisboa, foi um dos destacados pelo seu projeto, “Kodu na Sala de Aula”, direcionado a crianças com necessidades educativas especiais. A premissa deste projeto assenta no desenvolvimento do pensamento lógico e estímulo da criatividade, bem como incentivo e encorajamento da aprendizagem e consequente desenvolvimento intelectual. Outro dos desafios criados pelo professor José Carlos foi o de criar um jogo baseado numa história, produto da imaginação dos alunos.

João Cunha, de Braga, outros dos destacados pela Microsoft, sugeriu o projeto Hands on Robots para o desenvolvimento de competências de colaboração e pensamento computacional.

“A conquista de dois prémios neste concurso reforça o reconhecimento do trabalho efetuado pelos professores portugueses na utilização efetiva da tecnologia para melhorar a aprendizagem, a criatividade e os resultados escolares dos alunos. Os professores que participam neste concurso são das melhores do mundo e termos tido dois professores portugueses premiados é um motivo de enorme orgulho. Os professores são quem pode fazer a diferença no futuro da Educação e no sucesso dos alunos. Estes prémios são um motivo para a Microsoft continuar a apostar na formação das escolas  e professores inovadores em Portugal”, encoraja Vânia Neto, a Diretora para a Educação da Microsoft Portugal.