Categories: Negócios

Microsoft falha ‘ressurreição’ da Nokia e muda nome para Mobile Oy

Em Fevereiro de 2011, a Microsoft e a Nokia celebraram uma aliança na qual os dispositivos do fabricante finlandês seriam equipados com o sistema operativo Windows Phone – uma estratégia com a qual Steve Ballmer esperava impulsionar a presença da sua empresa no mercado da mobilidade. Passaram três anos, a Microsoft, entretanto, comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia e anuncia agora que vai deixar cair a marca Nokia e mudar o nome oficialmente para Microsoft Mobile Oy no dia 25 de Abril.

Recorde-se que uma das principais ideias subjacentes ao acordo de 2011 era precisamente a oportunidade de ressuscitar a marca Nokia, que vinha a perder sucessivamente quota de mercado perante a transição dos consumidores de telemóveis tradicionais para smartphones. Aliás, a Nokia foi líder no mercado português durante muito tempo, até perder essa posição para a Samsung.

O fato é que, apesar dos esforços da Microsoft, a Nokia continuou a perder espaço num mercado amplamente dominado pela Google e pela Apple. Assim, à medida que Samsung e Apple vingavam na área de smartphones, a família Lumia da Nokia apresentava quotas de mercado pouco relevantes e mostrava-se incapaz de competir com a concorrência.

Mesmo com a Microsoft a investir muito dinheiro em marketing e promoção para os Nokia Lumia equipados com Windows Phone, os preços pouco atrativos e falta de adoção por parte dos consumidores foram determinantes para o fracasso dessa estratégia.

A juntar a isso, há que acrescentar o fator crucial de que os programadores de aplicações não aderiram em massa à plataforma, apesar dos esforços da empresa de Redmond. O resultado final parece ser um passo na direção certa: a divisão de dispositivos móveis da Nokia passará agora a chamar-se Microsoft Mobile Oy.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

2 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

4 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

5 dias ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

7 dias ago

Portugueses desconhecem produção anual de resíduos electrónicos

O inquérito destaca quais as principais conclusões sobre o nível de conhecimento dos portugueses em…

1 semana ago

SAP Labs inaugura Centro de Experiência de Inteligência Artificial

O novo Centro irá oferecer uma experiência imersiva aos clientes SAP, suportada em IA.

1 semana ago