Categories: Negócios

Microsoft lança Instituto InnovAction para formar startups no Brasil

O InnovAction contempla assessoria jurídica, de contabilidade, mentoria em negócios, workshops de gestão financeira, marketing, pessoas e responsabilidade social, entre outras frentes fundamentais para o desenvolvimento de uma startup. O programa é oferecido por três meses, que é a média de tempo que leva a concluir o processo de constituição de uma empresa no Brasil.

O Instituto InnovAction complementa os programas da Microsoft de apoio ao empreendedorismo no país sul-americano, que beneficiam desde empresas em estágio inicial até o apoio a negócios já estruturados.

“O Instituto InnovAction será esse suporte no início desta jornada, habilitando empreendedores a terem um CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], receberem investimentos e terem acesso a conhecimento para, dessa forma, colocar as empresas no ecossistema,” afirma Altair Assumpção, presidente do Instituto InnovAction. Segundo o executivo, a iniciativa é “inédita” e surge para preencher uma lacuna que existe no mercado brasileiro, fazendo com que ideias com potencial para serem grandes negócios saiam do papel e se tornem realidade.

Três ideias inovadoras já foram selecionadas para receber os benefícios. A primeira contemplada foi a eFitFashion, startup formada por vencedores da etapa mundial da Imagine Cup em 2015 ao desenvolver uma plataforma tecnológica para o mundo da moda, com foco no mercado de roupas sob medida.

A segunda selecionada é a WitBox, premiada pela Imagine Cup este ano na categoria Inovação. O projeto consiste numa “caixa negra” para carros que regista evidências para auxiliar na reconstituição de acidentes automóveis.

Já a Techno4Girls, de São Paulo, foi campeã do torneio de incubação da Fundação Telefónica Vivo ao criar uma aplicação com comandos de voz para que deficientes visuais se movam na cidade.

Para receber o apoio do Instituto InnovAction, os candidatos devem ser aprovados em alguns critérios:

  • Ter vencido alguma competição de empreendedorismo;
  • Apresentar uma solução que resolva um problema real de forma inovadora;
  • Demonstrar potencial para crescer o negócio e gerar empregos.

“O candidato deve estar profundamente comprometido com a ideia de transformar a sua ideia em uma empresa no Brasil”, diz Franklin Luzes, COO da Microsoft Participações e conselheiro do Instituto InnovAction. “Um dos objetivos do programa é a disseminação da cultura empreendedora e do capital criativo e por isso vamos selecionar quem realmente demonstrar que está pronto para superar esse desafio. ”

O objetivo do Instituto InnovAction é aprovar cinco a dez projetos por ano.

Além da Microsoft, o Instituto InnovAction conta com outros fundadores, como a Acelera Partners e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), entre outros parceiros.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago