Microsoft recorre a data centers na Alemanha para garantir privacidade na Europa

Como uma empresa sediada nos Estados Unidos, a Microsoft é obrigada a cumprir certas regras impostas pelo governo norte-americano, incluindo o fornecimento de dados de clientes a autoridades governamentais, como a NSA, mesmo que estes estejam hospedados fora dos EUA. Para minimizar o risco de quebra de privacidade dos seus clientes na Europa, a gigante de Redmond começa a oferecer os seus serviços em nuvem Azure a partir de dois data centers da T-System na Alemanha e só poderá aceder aos dados dos clientes mediante autorização expressa dos mesmos e da administradora do centro de dados.

Isso adiciona outra camada de dificuldade para que agências de segurança dos Estados Unidos tenham acesso a dados dos clientes da Microsoft, já que os dados estão sob responsabilidade da empresa alemã.  Com esta ação, a Microsoft cumpre também com as exigências de privacidade de dados feitas pelo governo alemão.

Em nota no blog Microsoft, Takeshi Numoto, vice-presidente de cloud e mercado corporativo, descreve o modelo dos novos data centers como “o primeiro do tipo em resposta às necessidades dos consumidores”.

Numoto destaca que a nova oferta de cloud corresponde aos princípios de Trusted Cloud da Microsoft para segurança, privacidade, compliance e transparência e acredita que os serviços do Microsoft Cloud Germany “criam mais oportunidades para inovação e crescimento económico para parceiros altamente regulados e clientes que operam na Alemanha, na União Europeia e na Associação de Livre Comércio Europeu”.

Com os serviços na Alemanha e a recém lançada operação no Reino Unido no início do mês, a Azure conta, agora, com operações na nuvem em 30 regiões. Até o fim do ano os serviços alemães receberão previews do Office 365 e Dynamics 365, com implementação completa das duas soluções até meio de 2017.

Leticia Cordeiro

Jornalista com 15 de experiência cobrindo Telecomunicações e Tecnologia da Informação, produção audiovisual, programação e mercado de TV paga.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago