Microsoft substitui Lync por Skype for Business

A gigante americana anunciou um rebranding do aplicativo Lync, utilizado para troca de mensagens instantâneas em ambientes corporativos. Skype for Business é o novo nome e começará a ser usado em meados de 2015.

skype trabalho

A principal informação relativa ao novo Skype for Business é que, apesar do nome, será totalmente separado da atual versão do Skype. Segundo a Microsoft, a nova aplicação apresentará uma nova experiência de cliente, com um novo servidor e atualizações para o Office 365, bem como a obrigatoriedade de o utilizador ter contas diferentes. Mas, a nível de aspeto, terão parecenças uma vez que utilizarão o mesmo layout e os ícones serão semelhantes.

Depois de, em 2011, ter adquirido o Skype por 8,5 mil milhões de dólares, a Microsoft foi progressivamente integrando o pioneiro sistema de chamadas de voz e vídeo sobre IP em todo o seu portfolio, tendo este substituído o popular MSN Messenger, numa altura em que este já se chamava Windows Live Messenger.

“Há uma década atrás, o Skype quebrou a barreira da distância, juntando pessoas de todo o mundo”, disse Gurdeep Pall, vice presidente corporativo do Skype, que acrescentou ainda: “mudou para sempre a maneira como as pessoas partilham as suas vidas, juntando famílias e amigos para celebrarem momentos especiais e criando laços extraordinários”.

Agora, segundo Pall, a ideia da Microsoft é “reunir a experiência familiar do Skype com a segurança, conformidade e controlo que nos habituámos a esperar do Lync”.

O Skype for Business estará disponível de forma automática para os utilizadores do Office 365 ao passo que aos que usam o Lync Server 2013 bastará atualizar o software para poderem começar a usar a nova aplicação.