Microsoft vai criar versão do Windows 10 para chips Qualcomm

A colaboração entre a Microsoft e a Qualcomm irá dar frutos já no início do próximo ano, segundo as empresas. A medida é muito significativa: o mercado de computadores portáteis é dominado pela Intel e este acordo dará à Qualcomm uma ótima oportunidade para competir com a gigante norte-americana.

O processador Snapdragon irá ter assim total compatibilidade com o ecossistema Windows 10, tendo em vista dispositivos ultra-leves, sempre conectados e com baixo consumo energético.

“O processador Snapdragon da Qualcomm oferece algumas das funcionalidades mais avançadas da computação móvel, incluindo conectividade Gigabit LTE, suporte multimedia avançado, aprendizagem de máquina e segurança do hardware, tudo isso aliado a designs finos, sem ventilador e com longa duração da bateria”, afirmou Cristiano Amon, vice-president executivo , Qualcomm Technologies. “Com a compatibilidade com o ecossistema Windows 10, a plataforma Snapdragon vai suportar a computação móvel na nuvem e redefinir a forma como as pessoas usam os seus dispositivos.”

Aqui está a chave: a Qualcomm quer levar para o segmento de computadores móveis o seu sucesso no mercado de smartphones e tablets, onde a Intel não conseguiu fazer progresso. Agora, a gigante asiática ameaça a norte-americana no seu território.

Da parte da Microsoft, o vice-presidente executivo do grupo Windows and Devices, Terry Myerson, disse estar muito entusiasmado com a parceria. “Continuamos à procura de formas de dar mais poder aos nossos clientes, para que criem onde quer que estejam. Trazer o Windows 10 para uma gama de dispositivos finos, leves, eficientes e sempre conectados com a plataforma Snpadragon da Qualcomm é o próximo passo na entrega das inovações que os nossos clientes adoram – toque, caneta, Windows Hello e mais – em qualquer momento ou lugar.”

Os novos computadores Windows 10 com Snapdragon poderão ser desenhados para suportar apps x86 Win32 e apps Windows universais, incluindo Photoshop,  Office e jogos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago