Microsoft vai criar versão do Windows 10 para chips Qualcomm

A colaboração entre a Microsoft e a Qualcomm irá dar frutos já no início do próximo ano, segundo as empresas. A medida é muito significativa: o mercado de computadores portáteis é dominado pela Intel e este acordo dará à Qualcomm uma ótima oportunidade para competir com a gigante norte-americana.

O processador Snapdragon irá ter assim total compatibilidade com o ecossistema Windows 10, tendo em vista dispositivos ultra-leves, sempre conectados e com baixo consumo energético.

“O processador Snapdragon da Qualcomm oferece algumas das funcionalidades mais avançadas da computação móvel, incluindo conectividade Gigabit LTE, suporte multimedia avançado, aprendizagem de máquina e segurança do hardware, tudo isso aliado a designs finos, sem ventilador e com longa duração da bateria”, afirmou Cristiano Amon, vice-president executivo , Qualcomm Technologies. “Com a compatibilidade com o ecossistema Windows 10, a plataforma Snapdragon vai suportar a computação móvel na nuvem e redefinir a forma como as pessoas usam os seus dispositivos.”

Aqui está a chave: a Qualcomm quer levar para o segmento de computadores móveis o seu sucesso no mercado de smartphones e tablets, onde a Intel não conseguiu fazer progresso. Agora, a gigante asiática ameaça a norte-americana no seu território.

Da parte da Microsoft, o vice-presidente executivo do grupo Windows and Devices, Terry Myerson, disse estar muito entusiasmado com a parceria. “Continuamos à procura de formas de dar mais poder aos nossos clientes, para que criem onde quer que estejam. Trazer o Windows 10 para uma gama de dispositivos finos, leves, eficientes e sempre conectados com a plataforma Snpadragon da Qualcomm é o próximo passo na entrega das inovações que os nossos clientes adoram – toque, caneta, Windows Hello e mais – em qualquer momento ou lugar.”

Os novos computadores Windows 10 com Snapdragon poderão ser desenhados para suportar apps x86 Win32 e apps Windows universais, incluindo Photoshop,  Office e jogos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

16 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

1 dia ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

7 dias ago