Microsoft vai permitir a governos alojar Azure em servidores próprios

A Microsoft anunciou que em breve vai permitir que os clientes do governo executem a sua própria tecnologia cloud nos seus próprios servidores.

A Microsoft anunciou que em breve vai permitir que os clientes do governo executem a sua própria tecnologia cloud nos seus próprios servidores como parte de um esforço para tornar o Azure mais atraente para agências locais.

O emparelhamento do Azure Stack, o produto cloud localizado da Microsoft, e do Azure Government, a versão sob medida governamental cloud da Microsoft, surge quando a concorrência contra a Amazon para grandes clientes no setor público aumenta.

A nova oferta, que será disponibilizada em meados de 2018, destina-se a atrair governos e agências com necessidades de servidores locais, como numa operação militar ou numa embaixada no exterior, disse Tom Keane, chefe da Microsoft Azure infraestrutura global. “Literalmente, nós criamos o Azure Stack com o cenário de um submarino em mente”, disse Keane à Reuters.

O mercado de computação cloud deverá crescer para os 74,7 mil milhões em 2018, quase 36% em relação a 2017, de acordo com a Canalys. A Amazon Web Services é líder no mercado com uma participação de 32%, enquanto a Microsoft está em segundo lugar com 14%, de acordo com as estimativas da Canalys para o quarto trimestre de 2017.

No setor público, a AWS assumiu uma liderança inicial com uma base de clientes proeminente que inclui a CIA, mas a Microsoft vem encerrando essa lacuna à medida que desenvolve o seu negócio Azure e alavanca as suas relações legais com agências governamentais, explicam os analistas.