Mobilidade nos processos de negócio é tendência chave para 2017

A Commvault, empresa especializada em backup empresarial, recuperação, arquivamento e cloud, aponta as tendências que o sector da gestão da informação seguirá em 2017, altura em que a mobilidade da informação e dos processos de negócio será cada vez mais importante.

Entre as tendências identificadas pela empresa, destacam-se as seguintes como sendo as de maior relevância:

  • Cada vez mais processos de negócio serão mobilizados: é difícil conceber uma organização nesta altura do século XXI que não utilize a mobilidade em alguma das suas vertentes. Esta tendência continuará a crescer e cada vez mais processos de negócio serão “mobilizados”. As barreiras deixarão de existir para que o acesso aos dados seja universal.
  • A informação será mais importante que o dispositivo: Até agora a abordagem mais tradicional para proteger o utilizador em mobilidade eram as soluções MDM (Mobile Device Management) centradas no dispositivo. Estas soluções têm o seu valor e são necessárias, mas o facto de estarem centradas no dispositivo faz com que, em alguns casos, não cheguem. Uma das tendências para 2017 é a focalização na informação móvel em si e não no dispositivo, gerindo os riscos e aumentando a visibilidade.
  • Proliferação da colaboração móvel: a partilha de informação a nível empresarial requererá soluções simples de usar mas que cumpram todos os requisitos de segurança por parte da empresa. Para tal, serão necessárias soluções colaborativas colocadas à disposição do utilizador pelo departamento de TI da organização, com o objetivo de garantir a privacidade e a segurança dos dados.
  • Segurança BYOD: Continua a tendência da utilização de dispositivos pessoais em âmbito laboral. Neste campo, e para garantir a segurança da informação acedida e gerida através destes dispositivos pessoais, haverá a tendência para se gerirem os riscos, tendo sempre como núcleo da estratégia a informação e a sua gestão empresarial. Assim, haverá mais necessidade de dar mais prioridade à proteção da informação, do que ao dispositivo.

Leia também : Barreiro é uma cidade 5G