Mónaco trabalha em projeto de mobilidade

O Principado do Mónaco está a desenvolver o projeto piloto “Mónaco 3.0” que utiliza o potencial tecnológico da Internet das coisas e serviços. Este projeto, inicialmente, vai estar focado na mobilidade.

Coat_of_arms_and_flag_of_MonacoEm novembro do ano que agora terminou, o Principado do Mónaco começou a utilizar as novas tecnologias Bosch destinadas à conetividade digital. Agora, esta medida surge na sequência de um acordo assinado entre ambos  e tem como objetivo ajudar a encontrar a melhor forma de pôr em prática o conceito de uma cidade interligada.

O Mónaco 3.0 vai estar inicialmente focado na mobilidade, sendo que as infraestruturas da cidade e os serviços públicos, como redes de transportes, gestão do parque de estacionamento, recolha de papel e resíduos, e informação rodoviária, serão interligadas virtualmente, disponibilizando informação em tempo real aos residentes locais.

Assim, os cidadãos da cidade e os seus visitantes poderão interagir diretamente com entidades locais sem a necessidade de passar por processos burocráticos.

“A tecnologia e soluções Bosch irão permitir que a cidade do Mónaco se torne a melhor cidade interligada”, refere Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Outra das intenções do Principado do Mónaco e da Bosch é a colaboração em soluções energeticamente eficientes, “de forma a contribuir ainda mais para a sustentabilidade do mundo”.