Montepio reforça parceria com Microsoft a pensar no cliente

A Caixa Económica Montepio Geral reformulou a sua plataforma de interação com o cliente ao unir-se em parceria com a Microsoft. A questão do Marketing digital, Social Engagement, Inteligência Artificial e suporte multicanal, disponibilizados de forma standard na plataforma Dynamics 365, foram os fatores decisivos para esta colaboração.

A instituição bancária integra assim um grupo muito restrito de empresas a nível mundial que se vão tornar beta users de novas ofertas Microsoft na área do Marketing Digital. Os objetivos passam por conhecer muito bem os seus clientes e potenciais clientes, estar mais próximo e sempre disponível independentemente da hora e do canal que os clientes preferem usar para se relacionarem com o seu banco. Para a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), são razões mais do que suficientes para reforçar a sua parceria com a Microsoft Portugal, parceiro de longa data com a oferta global necessária para abordar o mercado com confiança.

Enquanto banco português centenário, a CEMG tem vindo a apostar no acompanhamento personalizado dos seus clientes como marca distintiva, de tal forma que, em meados de 2016, o banco definiu como pilar fundamental da sua estratégia o redesenho de toda a experiência de cliente, alargando os canais de interação, reformulando o layout das agências e dotando os colaboradores de ferramentas que lhes permitam conhecer melhor os clientes e ajustar a atuação às suas expetativas. Entre estas ferramentas destacam-se o Marketing Digital, Social Engagement, Inteligência Artificial e Suporte Multicanal.

Segundo as empresas, a implementação de Microsoft Dynamics 365 vai possibilitar à CEMG focar-se mais no cliente, incrementando os níveis de fidelização através de uma aposta na personalização das suas ofertas e na disponibilização de novos canais digitais, capazes de permitir o acesso ao banco da forma e no momento mais adequado a cada cliente.

A par da transformação digital, sobretudo da aposta no online, e de um maior foco no cliente, está também a redução de custos, o aumento da eficiência do negócio e os níveis de colaboração e produtividade.

Para Tiago Esteves, responsável de soluções Microsoft Dynamics 365, “a CEMG é um dos nossos mais antigos clientes, tendo realizado uma aposta continuada na nossa tecnologia há mais de 10 anos. Perante a necessidade de transformar digitalmente os seus serviços, a CEMG optou pelo reforço da parceria com a Microsoft e com a Unipartner, o que lhe permite estar hoje na fronteira do que de mais inovador se faz no setor financeiro em Portugal e a par das apostas que algumas das maiores instituições financeiras europeias têm vindo a efetuar. Acreditamos profundamente nesta parceria, que queremos continuar a reforçar, e no impacto que virá produzir no negócio da CEMG”.

Patrícia Fernandes, diretora de marketing estratégico, inovação e comunicação da CEMG fala sobre o conceito do projeto: “Simplificar, flexibilizar e facilitar são os pilares chave em que assenta a estratégia digital da Caixa Económica. Estamos a transformar a organização e os processos para conferir a centralidade máxima ao cliente e à experiência de excelência que pretendemos que tenha com o banco em todas as interações, seja qual for o canal escolhido. Por isso, o sucesso da nossa transformação digital passa essencialmente por conhecermos melhor os nossos clientes, sermos capazes de atrair com eficácia e sem intrusão os potenciais clientes e irmos ao seu encontro nos seus canais de referência e com propostas adequadas e contextualmente relevantes”.

“Para conseguirmos tudo isto, é fundamental apostarmos em ferramentas modernas e inteligentes que nos permitam sermos efetivamente eficazes e relevantes nas interações e abordagens que fazemos. Foi por isso que apostámos no Dynamics 365 da Microsoft, por nos trazer uma capacidade de resposta e um roadmap de evolução futura que mapeiam de forma convergente com os nossos objetivos estratégicos no futuro imediato”, concluiu a diretora.