MWC | Fiat Chrysler e Accenture lançam configurador de realidade aumentada

A Fiat Chrysler Automobiles quer mudar a forma como os consumidores compram carros, e é para isso que vai servir o novo configurador de realidade aumentada que apresentou em Barcelona, em parceria com a Accenture Digital.

As duas empresas demonstraram o protótipo desta “aplicação imersiva de venda automóvel”, desenvolvida pela Accenture Digital usando como ferramenta o kit de desenvolvimento Projeto Tango, da Google. “O protótipo demonstra como a realidade aumentada pode revolucionar a experiência dos consumidores, ao permitir-lhes visualizar e interagir com uma versão virtual, em tamanho real, do objeto, neste caso de um automóvel, que estejam a pensar adquirir.

A solução funciona através de um dispositivo móvel, um sensor e um detetor de movimento. Os utilizadores visualizam o exterior e o interior do carro e podem configura-lo em tamanho real. Na demo preparada pela Accenture, o potencial comprador pode abrir as portas para ver o interior e alterar as cores e os estilos dos painéis com toques no ecrã do dispositivo.

O primeiro smartphone do Projeto Tango é da Lenovo e vai ser lançado no verão de 2016. A tecnologia cria uma nova percepção espacial nos aparelhos Android, com visualização avançada, processamento de imagem melhorado e sensores de visualização. Um smartphone com o Projeto Tango regista o ambiente a 360º, emulando a visualização de uma pessoa na vida real. No protótipo da Accenture, a visualização do carro “move-se” com o utilizador.

“O Projeto Tango é uma tecnologia nova e única, criada para se tornar uma funcionalidade standard da próxima geração de dispositivos móveis”, disse Matteo Aliberti, diretor de inovação da Accenture Interactive para a Europa, África e América Latina). “A Accenture tem vindo a experimentar o Projeto Tango desde o seu desenvolvimento inicial, criando uma gama de potenciais aplicações, incluindo esta para a indústria automóvel.”

Os utilizadores da solução de configuração da Fiat Chrysler poderão andar à volta do carro com  tamanho real. A construtora diz ser a primeira a usar este tipo de configuração e que os já existentes são “muito simples.”

Luca Menticcia, diretor da área automóvel na Accenture, refere que a marca acredita numa adesão rápida dos vendedores e consumidores a este novo formato, “à medida que os novos dispositivos estejam disponíveis, tirando partido da capacidade de visualização a 360º, para criar esta experiência única.”