NEC demonstra integração Near-RT RIC Multifornecedor

A NEC, a VIAVI Solutions e a HCL Technologies uniram-se para demonstrar o benchmarking de desempenho do Near-Real-Time RIC multifornecedor.

A NEC Corporation anunciou a demonstração bem-sucedida da integração e interoperabilidade multifornecedor de um Controlador Inteligente para Near-Real-Time RAN (Near-RT RIC) no último O-RAN ALLIANCE PlugFest Global, que decorreu no Japão.

A NEC, a VIAVI Solutions e a HCL Technologies (HCLTech), uniram-se neste projeto para demonstrar o benchmarking de desempenho do Near-Real-Time RIC multifornecedor.

A plataforma Near-RT RIC da NEC permitiu “integrações xApp de terceiros enquanto se ligava com nós E2 multifornecedor”.

O RIC reduz os custos de operação da RAN configurando automaticamente as estações base e otimizando os parâmetros de rádio, potenciando a IA.

O Near-RT RIC permite “um controlo avançado de Qualidade de Serviço (QoS) em tempo quase real numa base por utilizador, e em conjunto com a Gestão de Serviço e Orquestração (SMO)/Non-Real-Time RIC, alcança um ótimo equilíbrio entre os custos operacionais da RAN e a QoS/Qualidade de Experiência”.

Futuramente, todo o sistema vRAN “será otimizado para vários serviços e requisitos, coordenando o controlo dos recursos de rádio e recursos informáticos através do RIC”.

Para o projeto PlugFest, o Bouncer xApp da HCLTech, em combinação com o teste RIC TeraVM da VIAVI, suportou a avaliação comparativa da plataforma Near-RT RIC subjacente, utilizando procedimentos Funcionais e Globais E2AP.