NEC e Intel desenvolvem soluções Cloud-Radio Access Network

A NEC vai colaborar com a Intel para desenvolver a solução “Cloud-Radio Access Network (Cloud-RAN)” para virtualizar as funções das estações base móveis. Ambas as empresas vão iniciar uma prova de conceito conjunta no início de 2016 para verificar as capacidades da solução Cloud-RAN.

As estações base móveis são compostas por uma Unidade Digital (UD) que controla o processamento de dados e uma Unidade de Rádio (UR) que envia e recebe ondas de rádio. A solução Cloud-RAN separa as funções da UD das estações base móveis, fazendo com que essas funções sejam executadas em servidores de uso geral equipados com processadores multi-core da Intel. Segundo as empresas, esta situação torna possível centralizar as funções da UD, permitindo que várias unidades de UR sejam controladas centralmente a partir de um servidor de uso geral.

Esta solução pretende melhorar o desempenho da comunicação das estações base móveis através de um controlo mais preciso da interferência rádio entre as UR’s, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia e a ocupação do espaço, consolidando o hardware da UD. Por sua vez, isto contribui para a redução do Custo Total de Propriedade dos esquipamentos das estações base.

“Temos vindo a trabalhar com a Intel na virtualização de redes móveis e no equipamento instalado nos clientes (CPE) e estamos muito satisfeitos por estender a nossa colaboração na Virtualização de  Funções de Rede (NFV) às estações base móveis”, afirma, em comunicado, Nozomu Watanabe, da Mobile Radio Access Network Division da NEC Corporation.

“Daqui para a frente, a NEC irá fortalecer ainda mais o seu relacionamento com a Intel com vista ao avanço da NFV, como tecnologia de base que suportará o 5G e outras formas de comunicação sem fios de próxima geração”, acrescenta o responsável.