NEC e Juniper Networks expandem aliança global

A NEC e a Juniper Networks expandiram a sua aliança global para incluir a comercialização de soluções baseadas em Network Functions Virtualization (NFV), que permitem aos prestadores de serviços e aos clientes empresariais ganhar uma maior agilidade na transformação das suas operações de negócio e os ajudam na redução dos seus custos globais.

As soluções conjuntas combinam o NEC Cloud System, uma infraestrutura cloud baseada em OpenStack, com os sistemas OSS/BSS, orquestração de serviços end-to-end, integração de sistemas e serviços de consultoria da NetCracker, e com os equipamentos de rede e as funções de rede virtual (VNFs) da Juniper Networks, tais como com a plataforma de roteamento vMX e a firewall virtual vSRX da Juniper Networks.

Os equipamentos de rede e as VNFs (vMX e vSRX) da Juniper Networks são os componentes que permitem às soluções NFV proporcionar maiores níveis de agilidade ao negócio, através da automação. A NEC irá utilizar o hardware e o software NFV-ready da Juniper Networks na sua solução de virtualização de Customer Premises Equipment (vCPE) com o objetivo de proporcionar a flexibilidade de um ambiente de serviços virtualizado. Quando combinado com o OSS/BSS da NetCracker e com as capacidades de orquestração de serviços end-to-end, a solução visa fornecer aos prestadores de serviços e aos clientes empresarias um meio viável de prestação de serviços de negócios baseados na cloud, de forma totalmente automatizada e quase em tempo real.

Desde 2003 que a NEC e a Juniper têm trabalhado em conjunto com um objetivo comum de oferecer soluções robustas a prestadores de serviços e empresas, concentrando-se em áreas-chave, como microondas/backhaul IP e integração óptica/IP, que permitem oferecer desempenho de rede dinâmico e ajustado às diferentes aplicações. Com o presente anúncio, esta aliança global passa a abranger também soluções baseadas em software-defined networking (SDN) e NFV, para auxiliar os clientes na transformação dos seus negócios.

Presentemente, ambas as empresas estão a trabalhar na expansão para novos mercados em desenvolvimento, com foco na América Latina, Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífico. As principais áreas de investimento incluem equipas técnicas integradas e ambientes de laboratório de última geração, para testar as mais recentes soluções e iniciativas inovadoras da indústria, como a Internet of Things (IoT), Retail as a Service Surveillance as a Service.