NEC fornece sistema de reconhecimento facial à Polícia do País de Gales

A NEC Corporation anunciou o fornecimento de um sistema de reconhecimento facial para a Polícia do Sul do País de Gales, no Reino Unido. A solução utiliza o NeoFace Watch, a plataforma de software de reconhecimento facial da empresa, reconhecida por ter a mais elevada precisão de reconhecimento em termos mundiais.

O NeoFace Watch é utilizado para videovigilância em tempo real, bem como para pesquisas faciais sobre imagens e vídeos gravados, o que ajuda a garantir a segurança em locais com multidões, como aeroportos e estádios.

NEC

A Polícia do Sul do País de Gales implementou o sistema NeoFace Watch usando câmaras de vigilância instaladas em vários veículos da Polícia, estando a tirar partido das suas capacidades de vigilância em tempo real para localizar pessoas de interesse que constam de listas de pesquisa, como por exemplo, criminosos, suspeitos, indivíduos vulneráveis e pessoas desaparecidas.

Richard Lewis, Subchefe da Polícia, afirmou que “a tecnologia de reconhecimento facial permitir-nos-á a pesquisa, exame e monitorização de imagens e vídeos contra um conjunto de bases de dados de transgressores, possibilitando uma identificação mais rápida e precisa de pessoas de interesse. Isto foi corroborado pela recente captura de um homem de 34 anos em Cardiff, procurado por se ter evadido da prisão. Este indivíduo tinha-se cruzado com vários agentes numa rua principal de Cardiff antes de ser identificado pelas câmaras, pelo que provavelmente esta terá sido uma detenção que não teríamos tido capacidade de realizar no passado”.

O sistema da Polícia do Sul do País de Gales foi implementado para a final da Liga dos Campeões da UEFA, que se realizou no passado dia 3 de junho no Estádio Nacional de Gales, em Cardiff, onde se encontravam cerca de 170 mil adeptos de futebol.

“Implementámos a solução em tempo real da NEC, o que permitiu a agentes especializados monitorizar o movimento de pessoas em locais estratégicos dentro e fora do centro da cidade, durante o evento. Foi um grande sucesso”, afirmou o Subchefe. A Polícia do Sul do País de Gales é a primeira força policial do Reino Unido a usar um sistema de reconhecimento facial em tempo real num evento desportivo de grande dimensão.

O sistema do Sul de Gales será igualmente usado para verificar imagens estáticas e vídeos gravados em cenas de crime, comparando-os com as 500,000 fotografias atualmente mantidas no banco de imagens de vigilância.

“A NEC está muito orgulhosa por esta estreita colaboração com a Policia do Sul do País de Gales. Atualmente o sistema de reconhecimento facial NeoFace Watch está implementado em 47 países e é usado por um grande número de organizações governamentais e comerciais”, afirmou, em comunicado, Chris de Silva, responsável pelas Soluções Globais de Reconhecimento Facial da NEC Europe Ltd.

“A NEC está empenhada em fornecer soluções com valor para a sociedade e continuará a propor soluções novas e inovadoras, usando o reconhecimento facial, tanto no Reino Unido como em todo o mundo”, acrescentou o executivo.