NEC e K-Opticom testam sistema que combina tecnologia de virtualização e 10G-EPON

A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) e a Netcracker Technology, anunciaram a concretização com sucesso de um teste, em colaboração com a K-Opticom, de um sistema que combina as tecnologias de virtualização de funções de rede (NFV) com as de rede ótica passiva 10G-Ethernet (EPON). O teste permitiu efetuar a primeira verificação alguma vez efetuada (*), de que os equipamentos CPE virtualizados (vCPE) podem ser aplicados com sucesso em ligações Internet de 10 Gbps.

A K-Opticom é líder na prestação de serviços de telecomunicações com base na sua rede independente de fibra ótica. A empresa fornece o serviço de comunicação móvel “mineo” na qualidade de Operador de Rede Móvel Virtual (MVNO) e o serviço “eo denki”, um serviço de energia elétrica para uso doméstico.

O vCPE fornece o CPE e outros serviços de nível superior, como o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e o NAT (Network Address Translation), a partir do centro de dados e através da Internet. O vCPE permite também a melhoria dos ambientes de comunicação domésticos, permitindo simplificar os equipamentos residenciais, e alcançar o seguinte:

  1. Pelo estabelecimento das funções convencionais de CPE de forma virtual, através das funções de rede da K-Opticom, o vCPE permite o fornecimento constante de um ambiente de comunicações seguro. Além disso, possibilita também fornecer novos serviços como Video on Demand (VoD), armazenamento em cloud e controlo parental de forma rápida e simples.
  1. O vCPE permite monitorizar remotamente as condições das comunicações em dispositivos como computadores, smartphones e tablets, a pedido do utilizador do serviço, facilitando a melhoria dos ambientes de comunicação e a rápida identificação e resolução de falhas.

Tendo em conta os resultados deste teste, estão a ser preparados outros testes para a aplicação em grande escala do vCPE a serviços internet de 10Gbps. 

“O volume do tráfego das ligações para comunicações de uso doméstico está a aumentar de ano para ano e a K-Opticom estima que esses valores continuem a crescer. Por este motivo, estamos a considerar a prestação de um serviço de 10Gbps”, afirmou Takamitsu Fukunaga, Vice-Presidente Senior da K-Opticom Corporation. “Estamos empenhados em manter os nossos esforços, em conjunto com a NEC, para permitir a oferta deste serviço aos nossos clientes o mais rapidamente possível”.

“A NEC e a Netcracker estão muito satisfeitas por terem conduzido este teste juntamente com a K-Opticom, o primeiro do género, para avaliar se o vCPE pode ser aplicado a 10G-EPON”, disse Shigeru Okuya, Vice-Presidente Senior da NEC Corporation. “Daqui para a frente, vamos continuar a desenvolver soluções que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços da K-Opticom e a utilizar os resultados para fornecer soluções globais de SDN/NFV”.