Categories: Mobilidade

NEC lança produto de redes móveis 5G

O novo produto funciona na banda E (faixa de frequências dos 71-86 GHz) de ondas rádio milimétricas, proporcionando baixas latências e uma elevada capacidade de transmissão de 10Gbps numa única banda, informa  a empresa. Além disso, quando combinado com a “solução multi-banda” da NEC, o novo produto permite multiplicar a capacidade de transmissão, enviando dados tanto na banda E como noutras bandas de frequência. Recorrendo a esta solução, os operadores móveis podem aumentar a capacidade de backhaul de macro/micro células, e de fronthaul, para Redes de Acesso Rádio Centralizadas (C-RAN).

Segundo a NEC, a funcionalidade de Largura de Banda e Modulação Adaptativas (AMBR) do produto possibilita o ajuste dinâmico do seu método de modulação e da largura banda de transmissão, de acordo com a aplicação específica, as condições meteorológicas e a distância de comunicação. Com esta funcionalidade, o produto permite manter ligações de rede de alta qualidade, mesmo em condições meteorológicas adversas.

O novo iPASOLINK EX é aproximadamente 30 por cento menor do que o modelo existente, o que, diz a empresa, contribui para reduzir os custos associados à aquisição de locais de instalação e aos serviços de instalação. O produto está também equipado com interfaces Ethernet de 10 Gbps, possibilitando uma transmissão eficiente dos dados sobre fibra ótica até ao core da rede móvel.

“Num ambiente 5G, os serviços e as aplicações móveis serão mais sofisticados e diversificados. Isso exigirá redes móveis de maior capacidade para lidar eficientemente com o tráfego. Este novo produto endereça essas exigências e permite aos operadores móveis oferecer serviços de rede com qualidade superior e uma melhor experiência de utilizador”, afirmou, em comunicado, Yuzo Kurokami, diretor-geral adjunto da Mobile Wireless Solutions Division, da NEC Corporation. “Estamos a comercializar este novo produto não só para uso em aplicações de backhaul e fronthaul de redes móveis, mas também para uma ampla gama de outras redes que exigem elevados níveis de fiabilidade.”

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago