NEC lança solução Aspire NetZero baseada em SaaS

Solução ajuda a reduzir o consumo de energia em redes móveis multifornecedor e com múltiplas tecnologias usando tecnologia IA.

A NEC Corporation anunciou o lançamento do Aspire NetZero, desenvolvido pela NEC Aspire Technology Limited, uma subsidiária da NEC.

O Aspire NetZero é uma solução autónoma e inteligente de redução de energia, baseada em SaaS, habilitada com  IA, e concebida para apoiar as operadoras de redes móveis na redução do consumo desnecessário de energia nas suas Redes de Acesso Rádio (RAN).

Esta solução, agnóstica em termos de fornecedor RAN, é adaptável aos requisitos de cada operador móvel, suportando o 3G, 4G e 5G.

A GSMA Intelligence calculou que, em média, a RAN móvel é responsável por 73% do consumo total de energia de uma operadora móvel.

Além disso, a pesquisa indica que a energia é, normalmente, o terceiro maior custo para os operadores móveis, depois do arrendamento de instalações e da mão de obra, e que os custos de energia aumentaram de 2x para 8x no último ano.

O crescimento do 5G também está a pesar muito nas contas de energia dos operadores móveis. A GSMA Intelligence estima que, mesmo no melhor cenário, entre 2020 e 2025, as redes móveis irão quase duplicar o seu consumo de energia, devido ao crescimento do 5G.

As funcionalidades de poupança de energia desenvolvidas por diferentes fornecedores de equipamento RAN para as várias tecnologias de acesso via rádio (2G, 3G, 4G e 5G) são geralmente estáticas e não estão otimizadas para perfis de tráfego variáveis.

O Aspire NetZero “tira partido da IA para analisar e prever autonomamente os padrões de tráfego da rede, permitindo que os operadores ajustem os recursos à capacidade e ao desempenho necessários”.

A solução configura e orquestra automaticamente as características do fornecedor para proporcionar continuamente o máximo de poupança e garantir a melhor experiência para o utilizador final.

“O 5G está a colocar aos operadores muita pressão em termos de consumo de energia, especialmente enquanto mantêm as redes 2G, 3G e 4G em funcionamento”, afirmou Declan Friel, CTO da NEC Aspire Technology.

“A nossa aplicação multifornecedor, habilitada com IA, aprende o comportamento do tráfego e atua continuamente num ciclo fechado totalmente automatizado, sem qualquer intervenção manual. A solução está disponível e a proporcionar poupanças OPEX aos operadores de todo o mundo, e estamos agora a alargar essa presença em conjunto com a NEC”, disse ainda.