NEC e MTS aumentam a capacidade da rede de transmissão rádio até 10 Gbps

A NEC Corporation anunciou que a sua subsidiária JSC NEC Neva Communications Systems e a Mobile TeleSystems PJSC, conhecida como MTS e um dos principais operadores de telecomunicações na Rússia, testaram com sucesso o sistema iPASOLINK EX Advanced. Um sistema ultracompacto de comunicação por rádio que possui uma capacidade de transmissão de 10 Gbps.

O teste foi realizado na região noroeste da Federação Russa em distâncias de 3 a 8 km sob condições climatéricas adversas e evidenciaram uma elevada capacidade de transmissão de dados e baixa latência, que são componentes essenciais ao lançamento de redes LTE e 5G.

O iPASOLINK EX Advanced tem AMBR (Adaptive Modulation and Bandwidth Radio), uma característica que permite a máxima capacidade de canal mesmo em condições de nebulosidade e precipitação que normalmente dificultam a transmissão de ondas de rádio.

NEC

“Os testes do novo modelo iPASOLINK EX demonstraram forte desempenho e elevada transmissão de dados sob condições climáticas severas. Vimos que duas ligações encadeadas garantem capacidade de transmissão de dados de 10 Gbps a uma distância de 4,8 km entre as estações, enquanto uma só ligação fornece 8 Gbps a uma distância de 8,3 km, o que permitirá aumentar o tráfego de dados de 3 a 20 vezes em ligações de rádio a essas distâncias. Assim, poderemos aproveitar plenamente o potencial dos equipamentos 3G e 4G nas estações base remotas, bem como criar uma reserva para a construção de redes 5G “, afirma Dmitry Smirnov, Diretor Técnico da MTS em São Petersburgo.

A solução pesa apenas 3 quilos de peso dado que é compacta e possui funcionalidades avançadas que permitem aos utilizadores reduzir os custos de instalação e integração do sistema, diz a empresa.

Com este teste ficou, ainda, comprovado que o sistema iPASOLINK EX Advance pode ser usado em áreas onde a instalação de fibra ótica é difícil ou impossível visto que oferece capacidade igual à das redes de transporte quando comparada à tecnologia PON.

“O novo modelo iPASOLINK EX é uma solução inovadora e confiável que atende completamente às necessidades crescentes dos mercados de telecomunicações modernos. A instalação do novo sistema iPASOLINK EX Advanced permite às operadoras não só aumentar a capacidade de transmissão de forma flexível, mas também aumentar a distância coberta pelas ligações rádio, mantendo altas velocidades de transmissão de dados”, indica, em comunicado, Akihiro Sakurai, Diretor Executivo da JSC NEC Neva Communications Systems.