NEC/Netcracker faz parceria com Infinera e Juniper em automação de redes

As empresas unem esforços para acelerar a transformação das redes de comunicação através de uma nova solução de transporte que oferece completa visibilidade, incluindo SDN e ambientes de rede tradicionais, otimiza a utilização da rede e automatiza o aprovisionamento de serviços e o restauro de rotas.

A parceria reúne a capacidade da Infinera na construção de redes inteligentes de transporte, a liderança em tecnologia IP/MPLS e em funcionalidades de rede física/virtual e orquestração de domínios da Juniper Networks e a experiência da NEC/Netcracker em controlo multicamada e orquestração de serviços.

Segundo as companhias, esta solução beneficia os fornecedores de serviços de telecomunicações ao permitir transformações de rede que se adaptam inteligentemente aos requisitos dinâmicos dos utilizadores finais. Agora será possível efectuar mudanças nos padrões de tráfego e pedidos de clientes em tempo real, proporcionar ao cliente uma experiência de utilização melhorada e produzir significativas poupanças de custos ao otimizar o uso da capacidade.

Além disso, a solução capacita os fornecedores de serviços a automatizar a sua infraestrutura de serviços de rede, permitindo que se dediquem a enontrar novas formas de receitas e oportunidades de negócio.

A NEC/Netcracker, a Infinera e a Juniper Networks demonstraram a sua solução conjunta como parte do projeto Optical Interworking Forum (OIF)/Open Networking Foundation (ONF) Transport API, onde executaram um plano de testes relativo à seleção e recuperação de rotas multi-domínio, utilizando vários laboratórios de operadoras internacionais, incluindo a Verizon e a Telefónica. A solução de Orquestração de Serviços da NEC/Netcracker criou e geriu com sucesso serviços privados Ethernet ponto-a-ponto com vários fornecedores e vários domínios de operadora. 

“Os fornecedores de serviços precisam de uma solução mestre de transporte SDN, que otimize o tráfego de rede e automatize a configuração para maximizar o desempenho em todas as camadas de transporte”, afirmou, em comunicado, Shigeru Okuya, vice-presidente sénior da NEC Corporation.

“Estamos entusiasmados em trazer esta nova solução ao mercado, mostrando como a virtualização pode possibilitar um conjunto completamente novo de oportunidades de automação e otimização, para melhorar redes com visualização inovadora, operações, capacidade de planeamento e funcionalidades de utilização otimizadas”, disse, por sua avez,  Aloke Tusnial, Chief Technology Officer, negócio SDN/NFV na Netcracker.

“Ao estabelecer parcerias com líderes da indústria como a Juniper e a Infinera, a NEC/Netcracker está a proporcionar uma solução best-of-breed pré-integrada, que oferece aos clientes flexibilidade e escolha para repensar os fundamentos do seu desenho e nível de automação da rede”, acrescentou o executivo.