NetApp apresenta sistemas de armazenamento unificado

Os novos sistemas de armazenamento empresarial com escalabilidade horizontal FAS8000 são os sistemas de armazenamento NetApp “mais avançados e com mais funcionalidades”, apresentando uma excelente flexibilidade I/O, permitindo a simplificação e eliminação de atualizações complexas à medida que as TI necessitam de mudanças.

NetAppA NetApp acredita que a tecnologia vai evoluindo e que a necessidade de manter uma vantagem competitiva é constante e que, para alcançar o êxito, é necessário equilibrar os custos, as oportunidades e os riscos por entre as mudanças rápidas e o crescimento dos dados.

O que a NetApp anunciou foi a série FAS8000, sistemas de armazenamento unificado de escalabilidade horizontal para empresas, com rendimento, flexibilidade e eficiência, para além do novo software de virtaulização FlexArray, que permite virtualizar arrays de parceiros, pavimentando o caminho para o armazenamento flexível Software Defined, e a nova versão do Clustered Data ONTAP.

Com o novo software de virtualização FlexArray, o NetApp V-Series torna-se numa opção de software licenciável através do FAS8000. A solução FlexArray permite ao FAS 8000 virtualizar e gerir plataformas de armazenamento de dados de vários fornecedores, construindo o caminho para um armazenamento software-defined.

As organizações estão, cada vez mais, a endereçar as exigências da cloud, transitando para infraestruturas de armazenamento partilhado com otimização em Flash. A NetApp apresentou uma nova gama melhorada de sistemas de armazenamento empresarial e de software, desenvolvidos para acelerar uma variedade mais ampla de aplicações virtualizadas.

A nova série NetApp FAS8000 é o primeiro sistema de armazenamento empresarial a unir SAN, NAS e armazenamento virtualizado num único array híbrido, sendo esta a primeira plataforma NetApp FAS destinada especificamente para ambientes de armazenamento com escalabildiade horizontal baseados no Clustered Data ONTAP.

O novo software de virtualização FlexArray permite que o Data ONTAP possa gerir o armazenamenhto existente para um retorno de investimento maior, preparando o armazenamento antigo para a cloud, sendo que permite ao FAS8000 virtualizar e gerir arrays de fornecedores, proporcionando uma garantia de retorno em nove meses.

A NetApp define-se como uma empresa “cem por cento de canal”, onde a diferença das vendas diretas e canal, em pouco mais de 20 anos, mudou drasticamente: se antes a venda direta representava 62 por cento e a de canal 38 por cento, em 2013, a venda por canal representava 80 por cento e a direta apenas 20 por cento.

Os benefícios brutos totais de canal aumentaram em mais de cinco por cento anualmente. A rentabilidade traduz-se em investimentos em NTAP e o aumento da quota de participação dos parceiros ano após ano indica uma maior lealdade por parte dos mesmo.

Francisco Torres-Brizuela, Channel and Alliances Director da NetApp Iberia, explica que, neste momento, os parceiros da NetApp, ainda que não sejam empregados da empresa, trabalham em exclusivo para a NetApp, tendo de ser certificado pela empresa para poder ser considerado parceiro.