Nokia ajuda operadora a difundir redes wireless pela Índia

A Nokia vai fornecer equipamento de rede wireless 3G à maior operadora indiana. Com a tecnológica finlandesa como parceira, a Bharti Airtel vai poder cobrir algumas das cidades com maior densidade populacional da Índia com comunicações de terceira geração.

O papel da Nokia, de acordo com informações avançadas pela própria, consistirá no fornecimento de antenas de rádio, hardware, programas e serviços de gestão de rede para que a Bharti Airtel consiga abranger cinco grandes áreas urbanas do país. Para além disso, a finlandesa, sob os termos do entendimento, potenciará a expansão dos serviços da operadora indiana noutras três sub-regiões, onde ambas têm operações ativas.

Os termos financeiros do negócio não fora divulgados, mas uma porta-voz da Nokia afirmou que a parceria cobrirá três dos quatro estados indianos com maior densidade populacional, nos quais estão incluídas metrópoles de grandes dimensões como Mumbai e Calcutá.

O mercado da região Ásia-Pacífico, excluindo a China, gerou cerca de um terço das receitas do negócio de redes da Nokia durante o primeiro trimestre de 2015. As vendas neste setor geográfico assomaram aos três mil milhões de dólares, fazendo dele a principal fonte de receitas da vertente de redes da empresa.

A Índia tem sido um apoio fulcral para o negócio da Nokia, que tem sofrido quebras nos Estados Unidos, no Japão, na Europa e na China. Ao nível das vendas, o mercado indiano é o mais forte para a Nokia e tem ajudado a aplacar os prejuízos sentidos nos outros países.